UIL

Santa Catarina inaugura Scuola D'Arte Vetraia

Projeto da Associação Bellunesi de Urussanga, um dos municípios do Estado de Santa Catarina com forte influência da imigração italiana, que teve o apoio financeiro da região do Veneto, será inaugurado nesta sexta-feira (08), no parque municipal Ado Casetari Vieira,a  Scuola D´Arte Vetraia Luigi Barindelli. A solenidade contará com a presença do governador Luiz Henrique, que também participa da abertura da 12ª edição da Festa do Vinho da Cidade.

Apesar do ato formal de inauguração ocorrer nesta sexta-feira, a escola já vem atuando junto ao Centro Cultural de Urussanga e na ocasião receberão seus diplomas os primeiros 18 alunos, cujos trabalhos serão mostrados durante o evento.  O primeiro curso, Básico, permitiu aos freqüentadores o conhecimento de duas técnicas: a Chumbo e a Tiffany. A partir da expansão da escola, a intenção é ampliar o número de turmas e o ensino de novos conhecimentos e especialidades nessa arte que tem uma forte raiz no Veneto,  com a tradição vidreira de Veneza e Murano.

Zelma Mariot Hilbert, presidente da Associazione Bellunesi Nel Mondo de Urussanga é um entusiasta do projeto.  O objetivo da escola é organizar um projeto para incentivar os alunos a se aprofundarem nesse ofício e, nesse sentido, a entidade disponibiliza os equipamentos. A intenção é que os alunos montem seus ateliês e difundam a arte de trabalhar o vidro.

O curso de vitral artístico é oferecido a jovens e adultos. Para realizar a inscrição é necessário apresentar a Carteira de Identidade.. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3465-1606, com Zelma, ou por meio do e-mail zelmamh@terra.com.br .

Conforme  Zelma, a  escola só se tornou realidade a partir do apoio da região do Vêneto e da comune de Longarone. Ela ainda destaca o papel desempenhado  pelo assessor para Fluxos Migratórios do Veneto, Oscar De Bona;  do presidente da Associazione Bellunesi Nel Mondo (Belluno), Gioachino Bratti; e do deputado federal italiano Guido Trento. A prefeitura de Urussanga  tem uma participação importante na medida em que viabilizou a a parte física e a manutenção. Já o Centro de Cultura Italiana (CCI) Paraná/Santa Catarina serviu  como intermediador.