Facebook

BRDE promove mostra de audiovisual

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul realiza, de 5 a 7 próximos, sempre às 18h30min, a 1ª Mostra BRDE de Audiovisual. Com o objetivo de incentivar e valorizar a produção cinematográfica do sul do país, a instituição abre espaço para a exposição de seis filmes que apoiou, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, nos três estados da região Sul, sua área de atuação. As exibições serão realizadas no auditório do BRDE, na rua Uruguai, 155, 14º andar. A entrada é gratuita.

O longa-metragem Porto Alegre - Meu canto no Mundo narra a história da capital gaúcha desde sua fundação aos dias atuais. Os diretores Cícero Aragon e Jaime Lerner usaram imagens de arquivos, cenas de ficção e depoimentos de personalidades locais como Moacyr Scliar e Luiz Fernando Verissimo. Santa Catarina será representada por Desilusão, de Marco Stroisch e Bob Barbosa e Luiz Henrique - No Balanço do Mar de Ieda Beck. A produção do Paraná tem espaço na mostra com O Brasil de Saint Hilaire - Campos Gerais do Paraná de Berenice Mendes, Inferno de Geraldo Poli e Vida Volta de Heloisa Passos representarão o Paraná.

O principal objetivo da mostra é prestar contas à sociedade do dinheiro público aplicado no audiovisual via leis de incentivo. A exibição ainda permite dar maior sobrevida a filmes que, muitas vezes, não ganham a devida exposição em função dos tradicionais problemas de distribuição e exibição. É, também, uma oportunidade para (re)ver obras que reforçam nossa identidade regional.

As exposições serão realizadas nas agências do Banco em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro.

Programação em Porto Alegre
Auditório- BRDE –– Rua Uruguai, nº 155 – 14º andar.
Dia 5 de novembro às 18h30min:
- Desilusão – De Marco Stroisch e Bob Barbosa, 22 min, 2007. O filme é uma livre adaptação do primeiro filme de ficção catarinense O Preço da Ilusão.

- O Brasil de Saint Hilaire – Campos Gerais do Paraná - De Berenice Mendes, 52min, 2005. Documentário retoma o caminho percorrido por Saint Hilaire nos Campos Gerais do Paraná.

Dia 6 de novembro às 18h30min:
- Viva Volta – De Heloisa Passos, 15min, 2005. Documentário sobre o trombonista brasileiro Raul de Souza que, desde 1971, vive fora do Brasil e sofre com a falta de reconhecimento no país.

- Luiz Henrique – No Balanço do Mar - De Ieda Beck, 72min, 2006. A trajetória do violinista, cantor, arranjador e compositor catarinense Luiz Henrique Rosa.

Dia 7 de novembro às 18h30min:
- Inferno – De Geraldo Pioli, 13min, 2007. Uma família é atormentada pela problemática do alcoolismo.

- Porto Alegre – Meu Canto do Mundo – De Cícero Aragon e Jaime Lerner, 74min, 2006. O filme narra a história da capital gaúcha desde sua fundação até os dias atuais.