UIL

Venezia Cinema Italiano III chega ao Rio

Depois de São Paulo, mostra com produções italianas que participaram do último festival de cinema de Veneza chega ao Rio de Janeiro

A Embaixada da Itália junto ao Instituto Italiano de Cultura oferece ao público carioca sete películas de diretores italianos da 64ª edição da Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza (29 de agosto – 8 de setembro de 2007). Apresentados em diferentes seções da mostra (concurso, horizontes, semana da crítica, dias dos autores, retrospectivas) os longas-metragens irão compor o prestigioso corpus de Venezia Cinema Italiano III, uma iniciativa que, além de se propor repetir as projeções de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro da edição de 2006, em 2007 estende-se também a Recife.

Para a programação em São Paulo (de 22 a 28 de novembro no Cine Bombril e no Centro Cultural Vergueiro), no Rio de Janeiro (de 28 de novembro a 4 de dezembro no Armazém Digital), em Recife (de 30 de novembro a 4 de dezembro na Fundação Joaquim Nabuco) e em Brasília (de 6 a 12 de dezembro no Cine Brasília).

O foco da manifestação é chamar a atenção sobre o cinema italiano contemporâneo que nos últimos anos está novamente oferecendo ao público e à critica internacional longas-metragens valiosos e estimulantes. O patrimônio do cinema italiano não apenas é composto pelos nomes históricos. Hoje as películas dos “novos” autores italianos continuam a estar entre as mais amadas pelo público internacional, projetando histórias, idéias e emoções no mundo, obtendo sucesso nas premiações dos Oscar e nos principais Festivais.

A terceira edição de Veneza Cinema Italiano, que tem por protagonistas os filmes italianos exibidos na Mostra de Veneza, também representa uma importante oportunidade para a verificação de sua capacidade de diálogo no patamar de um contexto global complexo, em que a efetiva fluidez da comunicação ainda está longe de ser descoberta. Além do mais, o evento representa o primeiro teste internacional significativo para nossos títulos mais ambiciosos em vista da estação de premiações.

Parceiros da Embaixada da Itália no Brasil e da Bienal de Veneza na realização do evento são a TIM Brasil, os Institutos Italianos de Cultura em São Paulo e no Rio de Janeiro e o Consulado da Itália em Recife, o Governo do Distrito Federal, as Prefeituras das cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Recife, e a empresária ítalo-brasileira Cristiana Arcangeli.

O elenco dos filmes escolhidos inclui, de acordo com o esquema que já foi utilizado em 2005 e 2006, seis novos longas-metragens que foram apresentados na 64a Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza de setembro de 2007, mais uma película do conceituado diretor Bernando Bertolucci que na Mostra de 2007 recebeu o Leão de ouro do 75º ano de atividade da própria Mostra.

Programação Armazém do Leblon

Quinta-feira, 29 de novembro: L’ora di punta 20:30

Sexta-feira, 30 de novembro: La ragazza del lago 20:30

Sábado, 01 de dezembro: Non pensarci 20:30

Domingo, 02 de dezembro: Hotel Meina 20:30

Segunda-feira, 03 de dezembro: Valzer 20:30

Terça-feira, 04 de dezembro: La strategia del ragno 20:30

 


Informações

Data: quinta-feira, 29 de novembro de 2007 - terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Horários: 20h30

Local: Armazem Digital Leblon - Av. Ataulfo de Paiva, 270- loja 103 - Shopping Rio Leblon

Organizado por: Festival do Cinéma de Veneza, Embaixada da Itália

Em colaboração com: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, TIM, Cristiana Arcangeli.

Entrada franca - 100 lugares - sujeito a lotação