Facebook

A identidade italiana: Ciclo de encontros em Natal

O Centro di Cultura Italiana MadrelinguA e a Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte, em Natal (RN), promovem, na próxima sexta-feira (07), o evento “Migrações - O Ano da Itália no Brasil”, o sétimo momento do evento A identidade italiana - Ciclo de encontros sobre as idéias, as pessoas, os produtos que fizeram a Itália até hoje. O encontro acontece na Livraria Siciliano Midway, a partir das 19h30, com palestra do professor do Curso de Relações Internacionais da UnP-Laureate International, Otomar Cardoso. A entrada é franca.

Apesar dos imigrantes italianos terem se concentrado mais no Sul e Sudeste, especialmente em São Paulo, o Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte, foi destino escolhido por alguns deles. Sua influência está registrada nessas terras desde a época das Capitanias Hereditárias, passando pela presença dos missionários Capuxinhos e, claro, pelas famílias cujos descendentes permanecem ainda hoje morando em terras potiguares, como os Cicco, os Nesi, os Farachi, os Simonetti, os Pintolli, entre outras. Falar da presença italiana em Natal é também falar do arquiteto Giacomo Palumbo, responsável pela elaboração do Plano Geral de Sistematização da cidade em 1929 (foto em anexo). Outro importante marco da presença italiana em Natal é a Coluna Capitolina, presente da Itália ao povo do Rio Grande do Norte, em agradecimento pela boa acolhida oferecida aos aviadores daquele país, Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. No dia 5 de julho de 1928, estes pilotos alcançaram a costa potiguar, provenientes de Roma, após um voo de mais de 49 horas, sem escalas, perfazendo uma distância de mais de sete mil quilômetros. Hoje, a coluna está exposta na praça ao lado do Instituto Histórico e Geográfico do RN, no centro da cidade.

Objetivo do evento, que conta com o apoio do Consulado da Itália de Recife, é tanto relembrar a saga dos imigrantes italianos que deixaram sua terra em busca de melhores condições de vida em solo brasileiro, assim como propor uma reflexão sobre o novo movimento migratório para a cidade de Natal que, nestes últimos anos, acolheu com sua hospitalidade cada vez mais italianos que a escolheram para trabalhar e residir.

Durante o evento será apresentado o vídeo-documentário “Un pezzo italiano na Cidade do Sol” (2011) de André Salustino, Cintia da Hora e Vitor Honório.

Informações: Tel. 3219-4669/9991-0876. E-mail madrelingua@supercabo.com.br