FABIO PORTA CANDIDATO PD

Dias da semana em italiano

Domenica - Domingo
Lunedi - Segunda-feira
Martedì - Terça-feira 
Mercoledì - Quarta-feira
Giovedì - Quinta feira 
Venerdì - Sexta-feira
Sabato - Sábado 

Os nomes dos dias da semana foram atribuídos pelos babilônios e herdados pelos romanos. Eles se originam dos nomes do Sol e dos planetas porque os astrólogos da época pensavam que os corpos celestes "governavam" por sua vez a primeira hora de cada dia.

Então, Lunedì (segunda-feira) era o dia da Lua (latim: Lunae dies), Martedì (terça-feira) de Marte (Martis dies), Mercoledì (quarta-feira) de Mercúrio (Mercuri dies), Giovedì (quinta-feira) de Giove (Júpiter) (Iovis dies), Venerdì (sexta-feira) de Vênus (Veneris dies).

Sabato (sábado) era originalmente o dia de Saturno (Saturni dies) tanto que o nome em inglês é Saturday. No entanto, com a propagação do cristianismo no Ocidente, o termo hebraico "shabbat", ou "dia de descanso", substituiu o nome pagão em muitas línguas.

Da mesma forma, o nome Domenica (domingo), (em latim Dominica, que significa dia do Senhor) foi introduzido por Constantino, convertido ao cristianismo, substituindo o antigo Solis dies, dia do Sol, que resiste em inglês Sunday e em alemão Sonntag.