Facebook

Fiat e Consulado apresentam Enzo Favata e Daniele Di Bonaventura

Em uma promoção da Fiat Automóveis e do Consulado da Itália de Belo Horizonte, Enzo Favata & Daniele Di Bonaventura, com seu jazz mediterrâneo e latino, se apresentam pela terceira vez em Minas Gerais: no próximo domingo (04), às 16h, na igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto e, no dia sete, no teatro Alterosa, na capital mineira. No mesmo dia e no mesmo local, mas às 17h30min, Enzo e Daniele proferem palestra sobre o tema Tradição em Transição, Contos Sonoros da Sardenha. Os eventos, que contarão com a participação dos músicos convidados Ivan Correa (baixo) e André Limão (bateria), terão entrada franca.

Enzo Favata e Daniele di Bonaventura  tocam juntos desde 1997.  São a linha de frente do Quintetto Atlantico, que se apresentou em Belo Horizonte em 2003 e 2004, levando o público ao delírio, com sua mistura de jazz e de sonoridades étnicas.

Em sua terceira tournée em Minas Gerais, apresentam um projeto a dois, onde a modernidade do jazz se funde com a tradição musical do Mediterrâneo e da América latina. Com execuções requintadas e inteligentes improvisos, os dois músicos conjugam o acústico e o eletrônico, obtendo resultados de grande refinamento.  Enzo mostra sua criatividade com sax soprano e tenor , Clarinete baixo, duduk armeno, nohozeno flute, benas, trunfa e  live electronics  Já Daniele di Bonaventura, no bandônion, piano e live electronics.

Palestra

Ao longo de mais de 20 anos de pesquisa, Enzo Favata estudou profundamente a musica tradicional da ilha da Sardenha, que constitui um patrimônio riquíssimo e absolutamente original no panorama da música mediterrânea.

A pesquisa, realizada através da experiência direta com cantores e músicos sardos, produziu em seguida experiências de "contaminação" musical através das quais Favata vem divulgando mundialmente o antiqüíssimo patrimônio cultural de sua terra de origem. Finalizando a palestra, Daniele di Bonaventura e Enzo Favata tocarão ao vivo um tema tradicional, transformando-o em musica contemporânea e dando um exemplo de "tradição em transição".

Informações sobre a promoção, que conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Café com Letras e Associação Ponte Entre Culturas, podem ser obtidas através do telefone (31) 3227.9963 / 97811938 ou e-mail: pontentreculturas@ig.com.br.