Facebook

Volta a circular a Revista de Estudos Italianos em Portugal

Na continuação do projeto cultural que viu no ano passado, depois de uma longa pausa de 12 anos, o renascer da histórica Revista Estudos Italianos em Portugal, com o nº 0 da nova série, foi lançada neste mês junho, na sede da Embaixada de Itália em Portugal, o nº 1. Nascida em 1939, a publicação volta a circular a partir de uma iniciativa do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e conta, entre seus colaboradores, com os mais importantes nomes da cultura e das letras, tanto italianos quanto do mundo lusófono.

Ensaios sobre literatura, arquitetura, teatro e a música de autores como Vasco Graça Moura, David Mourão Ferreira, Lenira Marques Covizzi e Lucia Wataghin enriquecem as páginas da revista, que tem também uma seção de textos literários, recensões, apontamentos sobre  livros italianos traduzidos em Português e informações sobre a atualidade cultural.

Tendo à frente o Professor Giovanni Biagioni, diretor do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, a revista ressurge  graças à  determinante colaboração do Instituto de Estudos Italianos da Universidade de Coimbra e à ativa participação da Coordenadora Editorial Professora Rita Marnoto, do Conselho Cientifico, nas pessoas dos Professores Aníbal Pinto de Castro, João Bigotte Chorão e José V. de Pina Martins, e do Conselho Editorial, nas pessoas de Ernesto Rodrigues, Gianluca Miraglia, Isabel Almeida, Manuel Simões e Maria João Almeida.

Criada inicialmente como espaço editorial para compilar e publicar os textos das conferências proferidas por estudiosos portugueses na sede do Instituto, a revista tem sofrido ao longo das décadas uma transformação, tornando-se um instrumento fundamental do diálogo intercultural.

A nova série tem um conselho científico constituído, além do já citado prof. Pina Martins, dos professores Aníbal Pinto de Castro e João Bigotte Chorão, e  um conselho editorial integrado pelos professores Ernesto Rodrigues, Gianluca Miraglia, Isabel Almeida, Manuel Simões e Maria João Almeida.

Para contatar a redação de Estudos Italianos em Portugal:
estudositalianos.iiclisbona@esteri.it

A revista encontra-se à venda na Livraria Italiana na Rua do Salitre, 146 b, preço: 13 €. E-mail: libreriaitaliana@sapo.pt