
Fabio Porta: Carteira de Identidade Eletrônica (CIE) para italianos no exterior
“Uma Batalha Vencida pelo Partido Democrático.”
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (07/10) o pedido do Partido Democrático (PD) — votando uma emenda proposta pelos representantes eleitos do Partido Democrático na Circunscrição Exterior (Christian Diego Di Sanzo (PD, América do Norte e Central), Fabio Porta (PD, América do Sul), Toni Ricciardi (PD, Europa), Nicola Carè (PD África, Ásia, Oceania e Antártica) — para que os municípios italianos emitam Carteiras de Identidade Eletrônicas para seus cidadãos residentes no exterior.
O anúncio foi feito, expressando a satisfação de todo o Partido Democrático, por Luciano Vecchi, Responsável pelos Italianos no Mundo do Partido Democrático: "Uma batalha por direitos e dignidade vencida pelo Partido Democrata para proteger os milhões de italianos que vivem, trabalham e estudam em todo o mundo, que representam um recurso fundamental para o presente e o futuro da Itália."
O deputado italiano Fabio Porta comemorou a conquista, em suas redes sociais. Segundo ele, foi uma batalha vencida pelo Partido Democrático para os italianos no exterior. “Enquanto o governo italiano, a maioria que apoia Meloni, Salvini, Tajani, que querem transformar os italianos no mundo de série b, c, d, nós obtivemos um resultado que vai a favor da nossa comunidade”.
Conforme explicou o parlamentar, agora os italianos no exterior também terão direito à Carta de Identidade Eletrônica (CIE), que poderá ser solicitada a qualquer comune italiano, assim como é para todos os outros cidadãos italianos. “Apesar da política restritiva de cortes, e as dificuldades desse governo de ter empatia com o grande recurso que representam os italianos no mundo, nós do PD estamos do lado de quem trabalha, de quem trabalha no exterior, de quem fez tantos sacrifícios para o nosso país”, ressaltou.
Atualmente, italianos registrados no AIRE não podem obter uma carteira de identidade eletrônica solicitando-a ao seu município na Itália. Eles devem solicitá-la na Embaixada da Itália em seu país de residência ou em um posto consular (embora isso não seja possível em todos os países). Além disso, a carteira de identidade em papel é um documento que não está em conformidade com o Regulamento da UE 2019/1157, que prevê a validade apenas de documentos com padrões biométricos a partir de 3 de agosto de 2026.
Notícias Relacionadas
-
Porta (PD) critica lei que altera serviços aos italianos no exterior
15 Oct 2025 -
Amazônia. A Última Fronteira
13 Oct 2025 -
Porta (PD): O Prêmio Nobel concedido a Corina Machado
10 Oct 2025 -
Fabio Porta: Carteira de Identidade Eletrônica (CIE) para italianos no exterior
07 Oct 2025 -
Itália-Chile: Porta, ‘Recordar Bernardo Leighton é exercício de democracia’
06 Oct 2025