UIL

Imigração italiana em SC é tema de exposição

O Museu Histórico de Santa Catarina, nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, recebe a exposição “Do Outro Lado do Oceano - Os 150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina: Histórias, Memórias e Legados em SC”, com banners, livros, documentos e mapas raros, além de peças históricas que relatam a saga dos imigrantes que ocuparam a região. A mostra ficará aberta para visitação até 14/03/2026. A entrada é gratuita. 

A exposição "Do Outro Lado do Oceano - Os 150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina" celebra a história e as trajetórias dos imigrantes italianos que buscaram uma nova vida em Santa Catarina, o estado que recebeu a primeira colônia italiana do Brasil, conhecida como Nova Itália, no atual município de São João Batista. A exposição narra essa rica história, contada por meio de relatos e experiências dos que cruzaram o oceano, e pode ter sido apresentada no Museu Histórico de Santa Catarina em 2025, como indicado por menções a concertos que ocorreram na ocasião do aniversário. 

A mostra, elaborada pelo Museu Casa de Brusque, propõe uma reflexão sobre o processo de imigração italiana no Brasil, com destaque para a política de imigração que se consolidou a partir da década de 1850. Este contexto histórico visava povoar o interior do Brasil, particularmente a região Sul, e substituir o trabalho escravo pela mão de obra de imigrantes europeus, que viram nas terras brasileiras uma oportunidade de recomeço. A exposição, que tem patrocínio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe), também aborda o Contrato Caetano Pinto e a grande imigração italiana no país, a partir de 1874. 

Museu Histórico de SC - Praça XV de Novembro, Florianópolis - SC
Horário de atendimento ao público: De terça a sexta-feira: das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.
Contato
(48) 36656363
mhsc@fcc.sc.gov.br
http://www.mhsc.sc.gov.br