UIL

Jogos de Turim: e tudo terminou em carnaval

E tudo terminou em carnaval. A solenidade de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, neste domingo, teve a grandiosidade do evento, que iniciou no dia 10 passado e, até ontem, foi um espetáculo em termos de organização, beleza e competição. Ao final, como não poderia deixar de ser, o público presente no estádio olímpico de Turim acompanhou um espetáculo carnavalesco, com coreografias, fantasias e performances que emocionaram a todos. Na verdade, fizeram uma mistura de elementos circenses com motivos carnavalescos, e o resultado foi o melhor possível.

Naturalmente, a cerimônia contou com as formalidades habituais. Mas houve espaço para fazer uma homenagem ao diretor de cinema Frederico Fellini, assim como também aconteceu um desfile saudosista com o modelo Fiat  Cinquecento, vespas e lambretas, compersonagens vestidos de arlequins e polichinelo. A música também enriqueceu o espetáculo, com apresentações de tenores e de astros como Avril Lavigne e Ricky Martin. Iluminando tudo, muitos fogos de artifício.

Um dos aspectos que mais preocupava os organizadores do evento era a segurança, o temor de ocorrer algum atentado ou alguma ação que viesse a comprometer os jogos. No entanto, o esquema montado pelas autoridades funcionou. Mais de 15 mil homens garantiram a tranqüilidade para um milhão de visitantes que foram prestigiar os jogos, cuja próxima edição será em Vancouver, no Canadá, dentro de quatro anos. Veja a classificação final dos países na matéria Alemanha é a grande vencedora dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim. Aliás, nesse sentido, os italianos receberam bem os resultados obtidos por seus atletas, que posicionou o país em nono lugar, com 11 medalhas.