UIL

Cai interesse pelo campeonato italiano de futebol

Os escândalos que recentemente envolveram algumas das principais equipes da primeira divisão do futebol italiano, como a Juventus, possivelmente contribuíram para que, pela primeira vez, esse acontecimento esportivo, em nível de campeonato nacional, tenha sido desbancado na preferência dos italianos. Conforme uma pesquisa realizada a pedido da RAI, as transmissões televisivas do mundial de Motocicletas registraram um público maior – mais de 28 milhões de espectadores – do que o verificado nas partidas da divisão nobre do futebol italiano – 26.878.810 pessoas.

Indicando que a insatisfação é com os acontecimentos da primeira divisão, a seleção italiana continua na liderança do interesse – 35.208.904. Em segundo lugar, vem a Fórmula 1 (que, nesta semana, perdeu o ex-piloto CVley Regazzonni, vice-campeão pela Ferrari), com mais de 31,5 milhões de aficcionados.

O motociclismo vem crescendo na preferência dos italianos. De 2002 até este ano, seis milhões de pessoas se incorporaram à legião de interessados, enquanto o futebol da série A perdeu 1,8 milhão.

Ainda conforme a pesquisa, é no futebol que os italianos elegem seus maiores ídolos. O esportista mais conhecido (94,5% é o jogador Francesco Totti, capitão da Roma. Del Piero, da Juventus, é o segundo mais conhecido seguido do técnico da seleção Marcelo Lippi. Somente em quarto lugar aparece o motociclista Valentino Rossi ( 89%). O multicampeão pela Ferrari, Michael Schumacher, ficou em um honroso sexto lugar.