UIL

O velho

Por Teresinha Canini Avila (Tenini)*

O velho aparecia sempre no verão, com traje branco completo e a picareta de palha italiana e eu ficava me perguntando se ele não seria um personagem dos filmes antigos contracenando com as inesquecíveis Divas do cinema italiano, como Anna Magnani , Gina Lollobrigida, ou quem sabe, Claudia Cardinalli ?

Como seria quando jovem? O que fazia por Porto Alegre , porque passeava solitário pelo shopping da zona sul, como um estrangeiro de passagem...

Mas há um ou dois anos que não o vejo mais, estaria doente? Teria morrido? Moraria aqui ou na Itália?

Tinha o rosto queimado pelo sol e de um rubro tão intenso que parecia feito de vinho. Cabelos alvos, sob a picareta de dourada palha italiana de séculos passados. Por que, trajava linho branco?

Para mim sempre foi um mistério aquele homem em avançada idade que sentava num banco nos corredores do shopping e sua imaginação voava longe, talvez revivesse sua mocidade navegando num barco nos mares de um azul intenso como o do Tirreno em busca da Gruta Azul.

Às vezes eu pensava que ele poderia ser de Napoli, do sul da Itália, outras que era um veneziano, como aquele ancião que encontrei na barca de Veneza de mãos dadas com o netinho, no norte daquele país.

Talvez tivesse vindo para o Brasil com a família depois da Segunda Guerra Mundial e morasse aqui na zona sul, no bairro Vilanova ou na serra, onde plantou videiras como na Itália, mas o certo é que a gente nunca esquece de nossas origens e as saudades da terra onde nascemos nos acompanha até o fim dos nossos dias.

Um amor pela terra e que fazemos questão de transmitir aos descendentes.

Faço votos que o velho italiano esteja vivo, aqui ou lá, mas onde estiver, desejo que saiba que estive solidária com ele no momento de sua completa solidão e que naveguei com ele na sua profunda saudade do país dos belos mares em azuis ftalos que jamais esquecerei. E, ao fundo, só nós dois escutávamos a música Santa Lucia como se estivéssemos na barca atravessando Veneza de outros tempos...

*Teresinha Canini (Tenini) é artista plástica, poetisa e colunista em Porto Alegre, cidade onde reside.
E-mail: tenini@terra.com.br  
Site: http://br.geocities.com/tenini_online/index.htm