UIL

No dia da Europa, religiosos clamam por uma sociedade mais justa

A Comissão dos episcopados católicos da UE (COMECE) publicou a sua mensagem para o Dia da Europa, comemorado nesta terça-feira (09), na qual pede aos responsáveis comunitários que não poupem esforços para construir uma sociedade mais justa. Os prelados apelam, ainda, ao renovar do debate sobre o futuro da Europa, particularmente em face do desinteresse demonstrado por muitos cidadãos.

Na sua mensagem, os Bispos referem que a UE tem de “colocar o ser humano e a sua dignidade inalienável no coração dos seus esforços para construir uma sociedade justa”, assinalando que este processo deve decorrer tendo em maior consideração “a fé cristã e as convicções éticas de muitas pessoas na Europa”.

A COMECE espera um novo movimento, por parte das instituições comunitárias, para ganhar novamente a confiança dos cidadãos europeus, criando “estruturas melhores e mais democráticas”.

O futuro Tratado Constitucional da Europa poderia, segundo os Bispos, resolver algumas destas questões, “estabelecendo uma política e um quadro legal uniformes para a União Européia”.

A Igreja Católica, asseguram, “está preparada para dar a sua própria contribuição específica para moldar uma sociedade justa na Europa”.

A COMECE inclui representantes das Conferências Episcopais dos Estados-membros da UE, para além de delegados da Bulgária, Croácia e Roménia com estatuto de observadores.