UIL

O talento e a sensibilidade de Bonadei no MAC/USP

Até o final deste mês, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) USP Ibirapuera realiza exposição com 140 obras de Aldo Bonadei, um ítalo-brasileiro integrante de  uma geração de descendentes de imigrantes operários, que se um dos principais artistas plásticos do país. A mostra é uma retrospectiva inédita em comemoração ao centenário de seu nascimento e a entrada é franca. Aldo Bonadei integrou o Grupo Santa Helena, nas décadas de 30 e 40, e realizou pintura de ambientes paulistas, urbanos e suburbanos. Ainda nos anos 40, foi pioneiro na pesquisa da abstração e discutiu, com seu trabalho plástico, os principais problemas formais decorrentes dessa vertente artística, embora não a aderisse frontalmente.

A busca da inovação e a superação de desafios, como vencer o preconceito contra os descendentes pobres,  foi uma constante na vida de Bonadei. De origem humilde, garantindo sua sobrevivência com trabalhos artesanais e proletários, Bonadei teve um percurso que incluiu presença no ateliê do pintor italiano Antonio Rocco e, no começo da década de 30, estudos na Academia de Belas Artes de Florença, onde teve aulas com Felice Carena e Ennio Pozzi.

De volta ao Brasil, integrou-se ao Grupo Santa Helena, fundado por Rebolo Gonzáles, em  1935. Esse grupo, formado por trabalhadores simples, A união desse grupo perdurou por muitos anos, e pode ser explicada como reação ao enorme preconceito existente em relação aos imigrantes pobres, por parte não só das elites formadas por famílias brasileiras, mas também por parte dos imigrantes que já tinham feito fortuna no Brasil. Esse preconceito ficou evidente em inúmeras críticas que surgiram ao trabalho do Grupo, principalmente quando eles começaram a despertar a atenção e a ameaçar posições já definidas.

A maioria era formada por imigrantes italianos, como Alfredo Volpi e Fúlvio Penacchi; ou filhos de imigrantes italianos como Aldo Bonadei, Alfredo Rizzotti, Mario Zanini e Humberto Rosa; ou espanhóis, como Francisco Rebolo; ou portugueses, como Manuel Martins. O Grupo Santa Helena formou-se de maneira espontânea, sem maiores pretensões e nenhum compromisso conceitual. A pintura era praticada nos fins de semana ou nos momentos de folga. O mérito maior do Grupo Santa Helena foi ter revelado alguns dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do século XX

Realizou pesquisas de materiais, de meios de expressão artística e das principais tendências que marcaram o projeto estético da época em que viveu. O artista fez reflexões sobre seu próprio trabalho. A vida de Aldo Bonadei foi totalmente dedicada às artes plásticas e seu primeiro contato com a pintura ocorreu aos nove anos de idade, prolongando-se até sua morte, em 1974.

Serviço

MAC USP Ibirapuera: Pavilhão Ciccillo Matarazzo - 3º piso - prédio da Bienal

Acesso pela rampa lateral do Parque Ibirapuera - Tel. (11) 5573-9932

Até o dia 28 de janeiro

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas - grátis

Agendamento de visitas monitoradas pelo telefone (11) 3091-3328