Duas cidades brasileiras e duas italianas entre os maiores centros comerciais do mundo
Milão, Roma, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os 75 mais importantes centros de comércio global, conforme a pesquisa MasterCard Worldwide Centers of Commerce Index. O estudo foi desenvolvido por uma equipe de acadêmicos especializados em economia, negócios, estudos urbanos e finanças.
A pesquisa levou em consideração sete aspectos para avaliar o papel de cada cidade no comércio global: sistema político e legal, estabilidade econômica, facilidade de fazer negócios, fluxo financeiro, centro de negócios, fluxo de criação e informação do conhecimento e o que o estudo chama de livability, que inclui qualidade de vida e acesso a serviços básicos entre outros sub-indicadores.
Milão ocupa 25ª posição no mundo e a 9ª na Europa, ficando atrás de Londres (1º), Frankfurt (7º), Paris (8º), Amsterdam (11º), Copenhagen (15º), Madri (16º), Estocolomo (17º), Zurich (19º), e Berlim (24º). Já Roma, colocada em 43º lugar, fica atrás de Munique (26º), Bruxelas (29º), Viena (30º), Dublin (30º), Barcelona (33º), Genebra (35º), Budapeste (40º), e Praga (41º).
São Paulo ocupa a 56ª no mundo e a 3ª posição na América Latina, atrás de Santiago, no Chile, e da Cidade do México, e à frente de Bogotá, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina. O Rio de Janeiro aparece no índice, ocupando a 65ª posição global, fazendo do Brasil o único país da América Latina e Caribe e ter duas cidades no ranking.