UIL

Pesquisador florentino afirma ter identificado a Monalisa

Giuseppe Pallanti, um professor de Florença, garante ter identificado com certeza a mulher retratada pelo pintor florentino Leonardo da Vinci em sua obra mais famosa, a Monalisa - ou Gioconda em italiano -, atualmente uma das telas mais visitadas do Museu do Louvre, em Paris.

Em seu livro "Monna Lisa, mulier ingenua", Pallanti conta a história de Lisa Gherardini, nascida em Florença em maio de 1479, mulher de Francesco del Giocondo e modelo do pintor, escultor, arquiteto e engenheiro Leonardo da Vinci, cuja genialidade, talvez mais do que a de qualquer outro, foi o exemplo vivo do ideal humanista da Renascença.

"Lisa Gherardini viveu entre Florença e Chianti (Toscana). Sendo eu mesmo oriundo desta província, decidi contar sua história", explicou o autor à AFP.

Em seu livro, o autor reconstrói a vida de Lisa e seu marido, mostrando os diferentes locais onde eles viveram.

Pallanti explica que a família Del Giocondo, muito conhecida em Florença, tinha muitos laços com a família Mécidi e Leonardo da Vinci, oriundo do povoado Vinci, na Toscana.

"Quando Francesco del Giocondo se casou com Lisa Gherardini, sua segunda esposa, em 1495, ela chega a um status social superior. Seu marido, um rico comerciante de seda de Florença, fornece tecidos para a família Médici", explicou Pallanti.

Além disso, segundo o autor, o pai de Leonardo da Vinci era um dos notários mais importantes de Florença que viveu em Santissima Annunciata de 1501 a 1503, o povoado de Chianti, onde a família de Del Giocondo possuía uma capela que Lisa Gherardini visitava freqüentemente para rezar.

Em suas pesquisas, Giuseppe Pallanti usou os arquivos da cidade de Florença e registros cadastrais que lhe permitiram localizar as propriedades da família Del Giocondo.

"Só usei documentos de arquivo. O livro não é um romance", afirmou o professor, que descobriu entre outras coisas o testamento de Francesco del Giocondo, falecido em 1538, beneficiando sua esposa.

Estas investigações confirmam a teoria de Giorgio Vasari (1511-1574), pintor e escritor do século XVI e primeiro biógrafo de Leonardo da Vinci.

A identidade da Monalisa sempre foi um assunto polêmico. Segundo algumas hipóteses, ela nunca teria existido e seria um auto-retrato ambíguo de Leonardo da Vinci, homossexual assumido, autor entre outras telas importantes de "A Última Ceia".