UIL

Intercambistas estrangeiros promovem Porto Alegre

Os principais atrativos históricos, culturais e naturais de Porto Alegre, a diversidade da gastronomia local inspirada em origens culinárias de quase 20 países, além do churrasco gaúcho e do chimarrão, foram alguns dos temas que mais atraíram a atenção do grupo de universitários estrangeiros que participaram nesta sexta-feira, 17, de um workshop oferecido pela Escola Social de Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo. Os estudantes estão na Capital há mais de uma semana trazidos pela AIESEC, associação internacional de estudantes, para o projeto Highway to POA que segue até 28 de fevereiro.

Pelo projeto, neste período os jovens rodam pela cidade e arredores para visitar e registrar, por meio de fotos e vídeos, pontos turísticos, históricos e culturais, além de pesquisar a cultura local e alimentar, com essas informações e imagens, páginas da internet, redes sociais e sites de vídeos. A proposta é realizar uma ação de promoção dos aspectos turísticos da cidade e da cultura gaúcha a partir do olhar estrangeiro dos intercambistas. Participam universitários da Coreia do Sul, Hungria, Itália, Ucrânia, El Salvador, Venezuela, Argentina e do Chile.

Cultura amigável - Rodrigo Javier, de El Salvador, estudante de Publicidade e Propaganda, não tinha informações sobre a capital gaúcha e ficou surpreso com a cultura gaúcha, particularmente com o hábito do chimarrão. “As pessoas se reúnem para tomar e compartilham o tempo todo, e isso não é comum em meu país”, observou o estudante que experimentou o mate, diz ter gostado mas achou a infusão “um pouco amarga”. Ao contrário do salvadorenho, a sul-coreana Euinjin Lee, que faz pós-graduação em Artes na SungKyunKwan University, tem amigos de Porto Alegre que estudam na Coréia do Sul. “Eu adoro o mate, esta cidade é muito amigável e sinto que poderia viver aqui”, admitiu Euinjin.

Antes de embarcar no ônibus Linha Turismo que levou o grupo para um city tour pelo Centro Histórico da cidade, Micaela Houriet, estudante argentina que cursa Jornalismo no Colégio Universitário de Periodismo, comentou as semelhanças culturais entre seu país e os gaúchos, mas disse que a vida noturna porto-alegrenses é diferente, “muito animada nos bares, nas ruas”. Sempre de máquina fotográfica em punho, Micaela já tem em mente as imagens da cidade que mais gostou e irá postar nas redes sociais: o pôr do sol, "muito lindo", e o espelho d’água da Redenção sob o efeito da luminosidade de um céu prenunciando um temporal. “Gostaria de morar aqui”, disse.

De acordo com Ana Paula Getz, coordenadora do Highway to POA, diz que o projeto  faz parte do programa mundial de intercâmbio social Cidadão Global que a AIESEC desenvolve em 113 países. A organização, gerida por jovens estudantes e recém-formados, chegou ao Brasil em 1970 com a abertura dos comitês locais de Porto Alegre (UFRGS) e de São Paulo. 

Nos últimos quatro anos, a SMTUR intensificou parcerias com universidades e organizações que operam programas de intercâmbio. Até dezembro do último ano, 283 intercambistas participaram de workshops que focaliza a Porto Alegre turística e realizaram o passeio no city tour Linha Turismo.