UIL

Operadores italianos visitam Mato Grosso

Cuiabá (ORIUNDI) - O pôr-do-sol pantaneiro, o tuiuiú com suas asas longas, o jacaré estático na lagoa a espreita de um peixe, as garças que enfeitam as árvores à beira dos rios e lagoas, os pássaros e as aves gigantes da Floresta Amazônica, as cachoeiras, os paredões e os penhascos de Chapada dos Guimarães são belezas que o mundo cada vez mais quer conhecer e comprovar que Mato Grosso é sim um dos Estados mais ricos do país em belezas naturais, com uma fauna e flora rica e diversificada.

Para conhecer tudo isso in loco, um grupo de 12 operadores da Itália chega hoje a Cuiabá para fazer um passeio de uma semana pelos principais pontos turísticos do Estado. A equipe, da Operadora Veronelli, começa o roteiro pelo Pantanal, depois segue para a Amazônia e termina no município de Chapada dos Guimarães.

A visita do grupo é resultado de um trabalho que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), vem realizando desde o ano passado no exterior para atrair operadores e, conseqüentemente, turistas estrangeiros para Mato Grosso.

Em 2007 a Sedtur participou de workshops e feiras de turismo na Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e Suécia, para divulgar os produtos turísticos do Estado e manter contato com operadores. O resultado desse trabalho começa a aparecer com a vinda da Veronelli, uma das maiores operadoras internacionais.

“Este grupo vem conhecer de perto a qualidade de nossos produtos, o potencial que temos para oferecer e toda nossa infra-estrutura ”, destaca Vanice Marques, secretária adjunta da Sedtur.

Mato Grosso e todo seu potencial turístico já está incluído no cadastro da Veronelli, juntamente com o Estado de Goiás e o Distrito Federal.

Durante a 15ª Festa Internacional do Pantanal operadores da Itália, Alemanha, Peru e Bolívia participaram de uma rodada de negócios com operadores do Estado, onde foram comercializados pacotes turísticos completos para várias regiões de Mato Grosso a preços bastante convidativos. “O Brasil é um dos países mais visitados pelos turistas europeus e Mato Grosso, com seus 3 ecossistemas, é um dos destinos cada vez mais procurados lá fora. Os pacotes são completos e muito atrativos”, afirmou José da Silva, da operadora Globotur, que atua em Berlim e participou do evento.