UIL

Vale dos Vinhedos espera mais de 30 mil visitas durante a colheita da uva

O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, um dos principais destinos turísticos da América Latina, deve receber mais de 30 mil turistas durante o período da safra da uva, realizada entre os meses de janeiro e março, o que irá representar um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

A projeção é da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), segundo a qual, em 2007, foram registrados 24.098 visitantes nos meses de janeiro, fevereiro e março, um acréscimo de 30% em relação ao mesmo trimestre de 2006, totalizando 18.653 turistas. Já no ano todo, o Vale dos Vinhedos atraiu 120.962 visitantes em 2007, um aumento de 14% em relação a 2006 que chegou a 105.617 turistas.houve 30%

A Aprovale começou a contabilizar o número de visitantes no ano de 2001. Desde então, o número de turistas vem crescendo gradualmente. Prova disso é que enquanto em 2001 o número era de 45 mil, em 2007 o total superou a casa dos 120 mil visitantes, um crescimento de 168% em seis anos.

Os investimentos em melhorias na infra-estrutura e atrativos turísticos na região vêm contribuindo para o alcance desses resultados. Hoje, o turista pode, além de degustar e adquirir vinhos nas mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos, participar da colheita da uva, conferir as atrações do Memorial do Vinho e a Casa do Filó, interagir com a cultura italiana, apreciar a paisagem da região e conhecer os numerosos capitéis e a Capela das Neves, construída há um século com vinho numa época de estiagem.

Safra 2008

As 31 vinícolas associadas à Aprovale estarão processando mais de 10,5 milhões de quilos de uvas viníferas até o mês de março, o que resultará na elaboração de aproximadamente 7,5 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, ou seja, cerca de 10 milhões de garrafas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ciro Pavan, se o clima no Vale dos Vinhedos continuar favorecendo o cultivo da uva, esta será uma das melhores safras dos últimos tempos. “As variedades mais precoces como a Pinot Noir e Chardonnay, que já estão sendo colhidas para a elaboração do vinho base para espumante, estão ótimas”, destaca. Segundo Pavan, as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon, que deverão estar prontas na metade de fevereiro, estão se comportando muito bem. “Dias ensolarados e pouca chuva são determinantes para garantir a qualidade da safra”, salienta.

Informações:

APROVALE – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos.
faleconosco@valedosvinhedos.com.br – www.valedosvinhedos.com.br F: (54) 3451.9601