UIL

Mostra de Filmes marca Dia da Europa em Minas Gerais

O aniversário de 60 anos de fundação do Conselho da Europa, no dia 5 de maio, será comemorado com a Mostra Outras Europas, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. O evento consistirá na exibição de uma série de filmes abordando a vida e a cultura de diferentes países do velho continente, que acontecerão durante todo o decorrer do mês de maio.

Os filmes reunidos nesta mostra foram selecionados a partir da avaliação do espírito de transgressão observado em cada obra. Para os cineastas, a Europa está muito além das fronteiras atuais. E cada filme busca «a Europa» em outro lugar: geograficamente (O Centro, Do outro lado), politicamente pela questão dos imigrantes (Desde que Otar partiu, Anansi, Exílios) e a questão dos excluídos nos balcãs (Guerra dos Outros, Um olhar a cada dia) ou, com mais otimismo, no encontro multicultural (Expresso do Sul, Um dia na Europa).

O professor Georg Wink, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, como curador e organizador do evento, explica que a seleção traz, já no início da mostra, o filme brasileiro Terra Estrangeira, que apresenta uma visão brasileira do tema. Em seguida vem o longa-metragem histórico O novo Mundo, que por sua vez lembra que a Europa também já foi uma região de emigração – e nem sempre bem-vinda.

História

A fundação do Conselho da Europa ocorreu em 1949, ainda sob o impacto da Segunda Guerra Mundial e representou o início de um processo de conciliação e cooperação de todos os países do continente. Hoje, o Conselho é a mais antiga instituição política da Europa. Na sede, em Estrasburgo estão reunidos 47 países, entre eles a Turquia e a Rússia, o Azerbaijão e a Islândia.

Um ano depois, no dia 9 de maio de 1950, o então Ministro de Relações Exteriores da França, Robert Schuman, apresentou uma proposta de construção de uma união das nações européias para criar uma solidariedade de fato. O núcleo deveria ser formado pela França e a Alemanha, eliminando a secular oposição entre esses dois países.

O dia da declaração é considerado o dia da fundação da União Européia, pois deu início às negociações que criaram, em 1951, a Comunidade Européia de Carvão e do Aço, com apenas seis países membros. Ela veio passando por transformações que originaram o que hoje conhecemos como a atual União Européia, com 27 estados membros.

Ambas as datas são comemoradas, em todos os países europeus e nos estados da União Européia, como «dia da Europa». As duas datas comemorativas já o demonstram: os limites da Europa podem ser interpretados de várias formas, sempre na dependência das considerações políticas e, sobretudo, econômicas subjacentes. Para a população européia é cada vez mais difícil de responder a pergunta: em qual Europa quer viver.

Filmes
Há quem defenda o fechamento e preservação dos privilégios da Europa «antiga», há quem queira a abertura da «fortaleza», há quem defenda a extensão da Europa e há ainda aqueles que veem na extensão uma atitude neoliberal ou até neocolonialista.

Programação

. 5 de maio (terça-feira)

Documentário de abertura: Europa é a nossa história (Europe, c'est Notre
Histoire, França 1996, dir. F. Feron, J. M. Meurice, 58min)
Conferência: Prof. Leonardo Nemer (CEDIN), Prof. Leonardo Avritzer (FAFICH/UFMG), Prof. Georg Wink (DAAD-FALE/UFMG)
Coquetel (cortesia da ACIBRA)

. 6 de maio (quarta-feira)

Terra Estrangeira (Brasil 1996, dir. Walter Salles, Daniela Thomas, 110min).
Comentário: Prof. João Pinto Furtado (FAFICH/UFMG)

. 7 de maio (quinta-feira)

O novo mundo (Nuovo mondo, Itália 2006, dir. Emanuele Crialese, 120min).
Comentário: Prof. Tommaso Raso (FALE/UFMG)

. 8 de maio (sexta-feira)

Documentário Na-Masserìzie (Itália/Brasil, dir. Simone Cupello, 1993, 13min) e vídeo-instalação Del Cinemá na entrada do Centro Cultural, na presença da diretora e artista Simone Cupello.
Anansi, o sonho da Europa (Anansi, der Traum von Europa, Alemanha 2002, dir. Fritz Baumann, 80min). Comentário: Prof. César Guimarães (FAFICH/UFMG).

. 9 de maio (sábado)

Um dia na Europa (One day in Europe, Alemanha/Espanha 2005, dir. Hannes Stöhr, 95min)
Comentário: Prof. Georg Wink (DAAD-FALE/UFMG)
25 Visões da Europa (Visions of Europe, Europa 2004, curtas de vários diretores, 140min)
„Noite Oropa“ (djs Hassan & Al-Man)

. 10 de maio (domingo) 18h

Um olhar a cada dia (Le regard d'Ulysse, França/Grécia/Itália 1995, dir. Theo Angelopoulos, 170min)
Comentário: Prof. Antônio O. Lopes (FALE/UFMG)

. 11 de maio (segunda)

Desde que Otar partiu (Depuis qu’Otar est parti, Bélgica/França 2003, dir. Julie Bertucelli, 103min). Comentário: Prof. Wellington Costa (Presidente da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais FALE/UFMG)

. 12 de maio (terça)

Guerra dos Outros (Beautiful People, Reino Unido 1999, dir. Jasmin Dizdar, 107min)
Comentário: Prof. Élcio Cornelsen (FALE/UFMG)

. 13 de maio (quarta)

Do outro lado (Auf der anderen Seite, Alemanha/Turquia 2007, dir. Fatih Akın, 122min)
Comentário: Prof. Georg Wink (DAAD-FALE/UFMG)

(Intervalo)

. 18 de maio (segunda)

O Centro (Die Mitte, Alemanha/Polônia 2004, dir. Stanislaw Mucha, 85min)
Comentário: Prof. Georg Wink (DAAD-FALE/UFMG)

. 19 de maio (terça)

Expresso do Sul (Sud Express, Espanha/Portugal 2005, Chema de la Peña, Gabriel Velázquez, 102 min). Comentário: Profa. Elisa Amorim (FALE/UFMG)

. 20 de maio (quarta)

Exílios (Exils, França/Japão 2004, dir. Tony Gatlif, 104min)
Comentário: Prof. Wellington Costa (Presidente da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais FALE/UFMG)