UIL

Aprendendo a degustar vinhos e a cozinhar como os italianos

A Festa Nacional da Uva - que segue até 5 março, em Caxias do Sul(RS) - conta com um espaço diferenciado para introdução à apreciação da mais nobre das bebidas. No espaço Shopping Rural (logo depois das réplicas do casario antigo de Caxias do Sul), acontecem, durante toda a semana (confira horários abaixo), cursos de iniciação à degustação de vinhos.

As aulas, em salas com capacidade para 40 pessoas e duração entre 1h e 1h30min, serão ministradas por técnicos da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves. Inscrições (ao custo simbólico de R$ 5,00, dando direito a certificado de participação) devem ser efetuadas no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Embrapa Uva e Vinho. Os cursos são uma iniciativa de Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Embrapa Uva e Vinho e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). O Instituto Brasileiro do Vinho também participa da Festa da Uva concedendo apoio às vinícolas  expositoras.
 
Cursos - horários
De segunda a sexta-feira -19h
Sábados e domingos - 17h
* No dia de encerramento da Festa da Uva, 5 de março, não haverá curso.

Livro
 
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher, lançou  o livro “Caderno de Receitas”, que reúne informações sobre 187 iguarias (doces e salgados) indicadas por 150 moradoras do interior do município. O livro foi editado em parceria com a Editora São Miguel e Tondo S/A (Farinha Orquídea).

O lançamento aconteceu na Casa do Colono, nos Pavilhões da Festa da Uva, e contou com a participação das autoras das receitas, autoridades, representantes dos distritos, turistas e visitantes.

O Prefeito José Ivo Sartori parabenizou as mulheres que participaram da iniciativa e ressaltou a importância delas ao longo de gerações que trabalharam na agricultura, no comércio e na indústria caxiense. “Sabemos que para as mulheres do interior a vida foi muito mais difícil do que para as habitantes da zona urbana”, disse. Ele lembrou a trajetória de luta de caxienses das mais diversas origens.

A titular da Coordenadoria da Mulher, Linéia Grazziotin, destacou o objetivo do projeto. “Com este livro, procuramos valorizar as mulheres do meio rural através de uma contribuição da qual elas sentem muito orgulho, que é a culinária”, explicou.

O lançamento do livro também foi prestigiado pelo Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho, deputada Maria Helena Sartori, Soberanas da Festa da Uva, secretários municipais, vereadores, subprefeitos e pelos corais São Bráz e Felice Persone.