UIL

Ator italiano conhece a Alegria de Estarmos Juntos

O ator Nicola Siri, que ficou famoso no Brasil ao interpretar o padre Pedro na novela Mulheres Apaixonadas da Rede Globo, estará amanhã, 04 de março, na 26ª Festa Nacional da Uva. O artista promete agitar o estande da TIM a partir das 20h, distribuindo autógrafos e posando para fotografias com os fãs.

Nicola está ansioso para conhecer Caxias do Sul. “Quero aproveitar a minha visita para degustar os vinhos da Serra”, diz o ator, que confessa não compreender o hábito dos brasileiros de beber refrigerante durante as refeições. “Vinho é fundamental”, define. O artista espera também fazer um roteiro gastronômico durante a visita, aproveitando ao máximo as melhores opções da culinária caxiense.

Filho de pai italiano e mãe brasileira, Nicola nasceu em Gênova, na Itália, onde é conhecido graças a produções para a TV e à carreira cinematográfica. No Brasil, o ator ficou nacionalmente conhecido ao interpretar o padre Pedro na novela global Mulheres Apaixonadas. Desde então, o assédio do público passou a ser rotina na vida do ator. “Acho isso ótimo, porque ninguém pode se queixar de excesso de carinho”, diz o artista.

O reconhecimento do público brasileiro tem um valor especial para Nicola. Quando ainda morava na Itália, o ator era fã do principal produto de exportação cultural brasileiro: a telenovela. “Eu adorava Dancing’ Days. Meus ídolos eram Sônia Braga e Antônio Fagundes”, relembra o artista, que também acompanhou capítulo por capítulo a trama global Água Viva.

Para conquistar mais espaço nas telas brasileiras, Nicola faz aulas de fonaudiologia. O objetivo é buscar diminuir a influência do italiano na pronúncia do português. “Quem sabe, algum dia, eu não interpreto um carioca?”, brinca.

Se o sotaque do artista ainda lembra a origem européia, o dia-a-dia do ator já é bem brasileiro. Atualmente, ele reside no Rio de Janeiro. Todos os dias vai à praia para jogar futevôlei com os amigos. Futebol, aliás, é outra paixão do ator, que chegou a jogar em um time de terceira divisão quando residia na Itália. Com a proximidade da Copa do Mundo, na Alemanha, Nicola confessa que o seu coração já está batendo pelos dois países. “Se a final for Brasil X Itália, sofrerei muito. Mas acho que aí a raiz italiana falará mais forte”, justifica.

No Rio Grande do Sul, o ator gravou o longa Diário de um Novo Mundo, que teve a história baseada no livro Um Quarto de Légua em Quadro, de Luís Antônio de Assis Brasil. Durante as filmagens, Nicola adquiriu alguns hábitos típicos do Estado. “Era churrasco no café-da-manhã, almoço e jantar”, conta. Resultado: o artista engordou 5kg durante as gravações. O “quase gaúcho” confessa também que tem admiração pelos dois principais times de futebol do Rio Grande do Sul. “Gosto muito das cores da camiseta do Grêmio, mas eu sou torço mesmo para o Internacional”, revela.

O ano de 2006 promete grandes oportunidades profissionais para o artista. Já no primeiro semestre, Nicola irá gravar em Laguna (Santa Catarina) a produção italiana Anita. O público poderá conferir em breve o ator nas telas de cinema, com o curta-metragem 14-Bis. O filme é uma homenagem ao centenário do primeiro vôo da história, pilotado por Alberto Santos Dumont. A previsão de lançamento é para maio de 2006.

Serviço

O quê – Nicola Siri na 26ª Festa Nacional da Uva

Quando – Amanhã, sábado (04 de março)

Onde – Estande da TIM, localizado no Pavilhão 2 do Parque de Exposições

Nicola Siri estará à disposição da imprensa no estande da TIM a partir das 19h.