UIL

Colombo comemora os 130 anos da chegada dos imigrantes italianos

No final do século XIX, precisamente no ano de 1878, as terras do quarteirão Butiatumirim, localizadas nos arredores de Curitiba, deram lugar à colônia Alfredo Chaves, fundada por um grupo 162 imigrantes, integrado por homens, mulheres e crianças, vindo do Norte da Itália, região de Vêneto. Graças ao desenvolvimento econômico alcançado na região, doze anos mais tarde, em 5 de fevereiro de 1890, a então colônia tornou-se o município de Colombo, nome escolhido como homenagem ao descobridor das Américas – o italiano Cristóvão Colombo.

A fim de comemorar os 130 anos da presença italiana em Colombo, a Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, entidade que promove a cultura italiana no município, realizará uma série de eventos, ao longo de 2008.

A programação terá início no dia 15 de março, com a III Sera tra Amici, e prosseguirá, no dia 29, com a Noite do Filó e a escolha da Rainha dos 130 Anos. Nos dias 29 e 30 de março, será realizada a exposição de fotos “Centenário da Construção da Igreja Matriz”, cuja inauguração aconteceu em 25 de março de 1908.

De 3 a 11 de maio a 3ª Settimana Italiana di Colombo envolverá diversas atividades, como jantares com comidas típicas, jogos de bocha e mora, apresentações de grupos de canto e dança italianos e filós, e encontros nos quais a comunidade resgata a tradição do dialeto Vêneto, contando causos e histórias que relembram o passado dos imigrantes italianos em Colombo.

De 15 a 19 de setembro, a “Semana dos 130” terá exposições, debates, filmes e outras atividades culturais.

Em outubro, ainda sem data definida, a XV Cena tra Amici (Jantar entre Amigos), evento realizado anualmente, nos meses de maio e outubro, além de oferecer a rica culinária italiana, abrirá espaço para as apresentações dos grupos de canto e dança, tendo como desfecho um baile com músicas típicas e regionais.

Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia

Originada da Fundação Padre Alberto Casavecchia, a Associação Italiana desenvolve, atualmente, nove projetos ligados à cultura italiana: o Gruppo Venuti dall’Italia – dança folclórica; o Gruppo Luce dell’Anima – canto folclórico italiano; o Acervo Iconográfico – projeto com mais de 400 fotos antigas; o Colombo Memória - filmagens realizadas com descendentes de imigrantes italianos, realizado em parceria com o curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná; a Genealogia – levantamento de sobrenomes, parentescos, árvores genealógicas de famílias de imigrantes estabelecidos em Colombo; o Italiano – ensino da língua italiana, realizado em parceria com o Centro de Cultura Italiana Paraná - Santa Catarina (CCI) e o Colégio Cenecista João Batista Lovato Sobrinho; o Vêneto - resgate do dialeto falado pelos imigrantes que se estabeleceram em Colombo e seus descendentes; a Cena tra Amici, jantar dançante promovido todo ano, nos meses de maio e outubro, e a Settimana Italiana – semana cultural e gastronômica com eventos nas comunidades tradicionais da cidade.

Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, instituição sem fins lucrativos, leva o nome do responsável pela construção das duas primeiras escadarias da Igreja Matriz: o Padre Alberto - José Casavecchia, nascido em 30 de outubro de 1884, em Ceprano (FR), Itália, admirado e respeitado pelos colombenses.

Informações: Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia..
Rua XV de Novembro, 120 - Centro - CEP 83414-000 - Colombo/PR - Brasil. E-mail: contato@associacaoitaliana.org.br