Facebook

Instituto de Cultura Italiana em Porto Alegre busca parcerias

A proposta da criação de um Instituto de Cultura Italiana, em Porto Alegre, foi apresentada, nesta semana, durante reunião realizada no Prédio 40 da PUCRS, coordenada pelo Pró-Reitor de Extensão, professor Roberto Astor Moschetta, e pelo administrador de empresas, Plinio Anele, coordenador de Marketing da Morano Imóveis. A idéia é criar o Instituto em moldes semelhantes ao do Instituto de Cultura Hispânica, Japonesa e Musical, que já funcionam na Universidade.

O início das atividades do Instituto de Cultura Italiana depende da obtenção de um patrocinador inicial, para a cobertura de gastos com a contratação de um funcionário, estimados em torno de R$ 24 mil anuais.

Entre as atribuições do Instituto de Cultura Italiana estão: a promoção de intercâmbios com universidades italianas; o desenvolvimento de pesquisas; a realização de cursos e eventos que promovam a língua e a cultura italiana, junto à comunidade - dentro e fora do campus universitário.

Além de prover o espaço físico do Instituto – que deverá ter autonomia financeira -, a PUCRS deverá ser responsável pelo gerenciamento dos futuros projetos, por meio dos quais serão definidas as ações e atividades a serem realizadas. Segundo o modelo apresentado, a coordenação da instituição fica a cargo de um diretor – escolhido pela universidade -, com a participação de um conselho, composto a partir de uma lista de indicações feitas pela comunidade.

Os projetos a serem desenvolvidos pelo Instituto deverão contar com o apoio financeiro de parceiros, que podem ser pessoas físicas ou pessoas jurídicas. O retorno aos apoiadores e patrocinadores do Instituto é um ponto assegurado, conforme explica o professor Moschetta:

- As nossas atividades de extensão, hoje, são todas patrocinadas por empresas. O que essas empresas obtém disso? Em primeiro lugar, a associação do seu nome ao nome da universidade. E no evento, nós temos a preocupação concreta de criar o espaço adequado para a divulgação institucional do patrocinador. Somos uma comunidade acadêmica com uma população de 40 mil pessoas – entre alunos e professores que transitam diariamente no campus.

Ainda segundo Moschetta, além da vinculação da imagem do patrocinador ao evento, um outro tipo possível de contrapartida ao apoiador do Instituto é a utilização da competência acadêmica para a realização de pesquisas, de diferentes formas e com objetivos que vão ao encontro dos negócios da empresa contratante do estudo. Ele explica:

- Uma pesquisa de campo para o lançamento de um novo produto, o desenvolvimento ou associação de uma tecnologia a um produto, enfim, a variedade é muito grande. Outros formatos também podem ser desenvolvidos, depende do interesse do parceiro.

Na opinião de Anele, a criação do Instituto em parceria com a PUCRS representará uma alternativa para a promoção da cultura italiana, dirigida, especialmente, ao público universitário formado por descendentes de italianos. Ele destaca:

- Vejo como a oportunidade de podermos intensificar os intercâmbios com as universidades italianas, gerando mais produção e troca de conhecimento. Tudo isso favorecerá a nossa cidade, o nosso Estado, o nosso País.

A estrutura da PUCRS e o que ela poderá oferecer ao Instituto, também é salientada por Anele:

- A estrutura da PUCRS, da qual fazem parte o Centro de Eventos, o Parque Esportivo, o Museu de Ciência e Teconologia, permitirá a realização de eventos que coloquem a nossa cidade dentro do mapa cultural italiano mundial, como ocorre no eixo Rio-São Paulo.

Participaram da reunião o Cônsul Geral da Itália, Mario Panaro; o deputado estadual Ruy Pauletti; o presidente da Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, Francisco Morelli; o presidente do Comites e diretor cultural da Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul, Adriano Bonaspetti; o chef e professor de cullinária italiana, Francesco Rosito; a coordenadora de comunicação da Câmara de Comércio Italiana para o Rio Grande do Sul, Julia Capovilla, entre outras autoridades, e membros da comunidade italiana em Porto Alegre.