UIL

Vicenzo Pastore, da Puglia para o Brasil

A obra do fotógrafo italiano Vincenzo Pastore, importante cronista visual de São Paulo da segunda metade do século XIX e do início do século XX, pode ser conferida no Brasiliana Fotográfica, portal digital que reúne acervos fotográficos do Brasil e do exterior.

As ampliações foram produzidas pela própria mulher do fotógrafo, que o ajudava no estúdio. Mas o segredo de família chegou ao fim quando as fotografias foram herdadas por seu neto, o pianista e professor Flávio Varani, que as doou – 137 imagens – ao Instituto Moreira Salles, em 1996.

Vincenzo Pastore nasceu em 5 de agosto de 1865, em Casamassima, na região de Puglia, na Itália, filho de Francesco Pastore e Costanza Massara. Em 1890 Pastore chegou ao Brasil, em São Paulo, em busca de novas oportunidades de trabalho. Em 1894 ele iniciou suas atividades de fotógrafo na cidade. Entre sua chegada ao Brasil e sua morte, em 1918, volta algumas vezes à Itália.

Com sua câmara, Pastore capturava tipos e costumes de um cotidiano ainda pacato de São Paulo, as transformações urbanas e humanas da cidade que passava a ser a metrópole do café. Com seu olhar sensível, o bem sucedido imigrante italiano flagrava trabalhadores de rua como, por exemplo, feirantes, engraxates, vassoureiros e jornaleiros, além de conversas entre mulheres e brincadeiras de crianças. Pastore, ao retratar pessoas simples do povo, realizou, na época, um trabalho inédito na história da fotografia paulistana.

Acesse AQUI as fotografias de Vincenzo Pastore disponíveis na Brasiliana Fotográfica