FABIO PORTA CANDIDATO PD

A apuração dos votos e o resultado das eleições italianas

 As eleições na Itália se encerram às 23h do domingo 25 de setembro e, imediatamente, será dado início ao escrutínio dos votos. Ao mesmo tempo, serão divulgados os números da pesquisa de "boca de urna", mas será necessário esperar algumas horas para que as primeiras projeções sejam divulgadas. Os primeiros resultados serão divulgados ao vivo, provenientes das várias seções eleitorais do país.

Os resultados das eleições italianas devem ficar claros já na madrugada da segunda-feira, exceto por eventos extraordinários; para os resultados definitivos será necessário esperar vários dias, em caso de disputas e recontagem.

De acordo com a lei eleitoral Rosatellum, uma lista ou coligação para ter maioria parlamentar deve atingir pelo menos 40% na parte proporcional e vencer com um mínimo de 60% dos colégios eleitorais uninominais, já na noite se saberia o vencedor ou se haverá empate eleitoral ou instabilidade de governo como em 2018.

Após a votação: o que acontece

Assim que o vencedor das eleições políticas italianas de 2022 for apurado, será dado início a um cronograma muito apertado. A posse das novas câmaras está prevista para 13 de outubro de 2022. Após a formação das diversas bancadas parlamentares, serão eleitos os presidentes da Câmara e do Senado.

Após essa fase, o presidente da República Sergio Mattarella iniciará as consultas para decidir a quem confiar o mandato para formar o novo governo.

Normalmente, as consultas começam um mês após as eleições, mas, devido aos prazos, também pelo fato de que a nova lei orçamentária deve ser redigida e aprovada, Mattarella pode iniciar suas conversas com alguns dias de antecedência.

Se o resultado das pesquisas der uma maioria clara e pronta para dar vida a um novo executivo, nesse caso as consultas serão breves. Se, por outro lado, a situação de 2018 reaparecer, as consultas podem se alongar e demorar mais para entender quem estará à frente da 19ª legislatura. Fonte: ForzeItaliane.it