UIL

Eleições na Itália, o que acontece depois da votação

Durante o intervalo de tempo em que se espera a eleição do novo executivo, o que sai continua a tratar dos assuntos correntes.

Quando um governo renuncia, deve permanecer no cargo até que o próximo seja nomeado. Ao que sai fica a tarefa de tratar de assuntos urgentes, o chamado "tratamento de assuntos correntes": "atos devidos" (exigidos por lei) que exigem a intervenção do executivo tanto colegialmente, no conselho de ministros, como de ministérios individuais. É o que estabelece a Constituição italiana. Um país não pode, portanto, ficar sem o topo executivo e administrativo do Estado, porque correria o risco de uma paralisia administrativa.
 
Uma vez que os eleitores tenham manifestado suas preferências em 25 de setembro, o governo não será formado automaticamente. Mas uma nova fase se abrirá para formar o novo executivo.
 
Convocação dos eleitos - O primeiro passo é a convocação dos eleitos. É constituído o novo Parlamento e, numa fase posterior, os grupos parlamentares. Novamente, os presidentes da Câmara e do Senado são eleitos. Segue-se então com as consultas ao Presidente da República.

Atribuição do cargo - Após verificar a presença da maioria, o chefe de Estado convocará quem for indicado pelas forças políticas como capaz de ganhar confiança e tornar-se primeiro-ministro, para lhe dar a tarefa de formar o governo. Então o possível novo primeiro-ministro poderá decidir se aceita imediatamente ou "condicionalmente" (ele fará novas verificações para ver se existe um programa político que lhe permita alcançar a maioria). Caso aceite o cargo, pode formar o governo e apresentar a lista de ministros ao chefe de Estado. Uma vez nomeado o Presidente, haverá o juramento do primeiro-ministro e dos ministros onde terá lugar a passagem de posse: a "cerimónia do sino". E o novo governo estará quase operacional. Em seguida, ele irá para as câmaras para obter a confiança e, assim que obtiver o voto favorável, tomará posse oficialmente.

Fonte: TGCOM24 - Leia aqui a matéria completa (em italiano)