Claudia Antonini: italo-brasiliana come te!
Vota Antonini, italo-brasiliana come te! este é o lema da campanha de Claudia Antonini, candidata à Câmara dos Deputados, pela circunscrição da América do Sul, pelo Partido Democrático, nas eleições parlamentares italianas que serão realizadas em abril próximo. Radicada em Porto Alegre, ela atua há 12 anos como assessora no encaminhamento de processos de cidadania italiana e vê, na sua candidatura, a oportunidade dos ítalo-brasileiros terem no Parlamento italiano uma representante que conheça com profundidade os problemas dos descendentes e a realidade italiana.
As propostas de Claudia Antonini para a Câmara italiana são: a contratação de mais funcionários para os Consulados, garantindo um melhor atendimento ao público e agendamentos mais transparentes; o reconhecimento de diplomas e de intercâmbios científicos entre universidades brasileiras e italianas; o reconhecimento da cidadania via materna, com o fim das restrições para os nascidos antes de 1948; a criação de um visto especial para descendentes sem cidadania que queiram residir na Itália; a assistência gratuita na Itália para descendentes que buscam a cidadania italiana; a democratização e a clareza no emprego dos recursos italianos em projetos para a comunidade no exterior.
Segundo Antonini, o convite para concorrer pelo PD foi aceito pelo fato do partido possuir propostas factíveis e visar ações concretas para a solução de problemas enfrentados pelos italianos no exterior. Além disso, ela afirma que, há muitos anos, vinha se sentindo impotente perante a falta de soluções para os problemas dos italianos no exterior e de seus descendentes, e que por estar farta de ver a italianidade desrespeitada, decidiu se candidatar.
- Como mulher e descendente de italianos luto e trabalho junto à comunidade italiana do Rio Grande do Sul há algum tempo. Conheço bem os problemas do reconhecimento da cidadania. Luto também pela ampliação do espaço da mulher no cenário político -, afirma Antonini.
Saiba mais sobre Claudia Antonini
É formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e possui master em Relações Públicas Européias, realizado em Roma. É conselheira do Comites de Porto Alegre, da Associação Cultural Massolin de Fiori, da Federação dos Vênetos do Rio Grande do Sul, da Federação das Entidades Ítalo-brasileiras (Fibra) e da Associação Rio-grandense de Professores de Italiano (Arpi). Trabalhou em escolas, patronatos e outras instituições italianas; possui um escritório de cidadania italiana em Porto Alegre e colabora com a imprensa com artigos sobre o processo de reconhecimento da dupla cidadania.
Dúvidas e sugestões à candidata podem ser enviadas pelo e-mail claudia.antonini@terra.com.br
Notícias Relacionadas
-
Embaixador convoca eleitores. Votos devem ser entregues pessoalmente nos consulados
09 Apr 2008 -
Passo a passo do voto dos italianos no exterior
09 Apr 2008 -
Fabio Porta: Coraggio, altruismo, fantasia
09 Apr 2008 -
Voto dos italianos no exterior passo a passo
02 Apr 2008 -
Sandro Benedetti Isidori, candidato ao Senado italiano: o Partido Socialista e os nossos valores
02 Apr 2008