UIL

Capes firma acordo com grupo de oito universidades australianas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou, na última segunda-feira, 19, memorando de entendimento em ensino superior e pesquisa, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), com o Group of Eight,conglomerado de oito universidades australianas.

A parceria foi formalizada pelas assinaturas do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e do vice-chanceler da Universidade de Sidney, Michael Spence. Para Guimarães, o CsF facilitará as relações entre os países. "Nossa maior expectativa é que o CsF aumente as possibilidades de cooperação acadêmica entre Brasil e Austrália", explicou. Já para Spence, com a cooperação, os países terão benefícios além dos acadêmicos. "Além da mobilidade acadêmica, temos interesse na aproximação entre as culturas, na diversidade populacional e na economia lantino-americana, entre outras", completou o vice-chanceler.

Entre os objetivos do memorando estão a promoção de oportunidades de cooperação acadêmica, por meio de seminários, workshops e conferências; o intercâmbio de cientistas, estudantes e professores; o fomento a novas vias para colaboração em pesquisa e projetos conjuntos de pesquisa, além da mobilidade de estudantes entre Austrália e Brasil.

Group of Eight

O Group of Eight é formado pelas universidades de Queensland, Adelaide, Melbourne, New South Wales, Sydney, Western Austrália, Monash e Universidade Nacional da Austrália.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.