Fabio Porta (PD): Em breve em SC um posto consular italiano
O deputado italiano eleito pela América do Sul, Fabio Porta (PD), considerou positiva reunião que promoveu entre o subsecretário de Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli, responsável pela rede consular e os italianos no mundo, e a delegação da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O encontro foi realizado na sede da Farnesina, em Roma, no último dia 7, e tratou sobre a criação de um posto consular da Itália em Florianópolis, a fim de atender os cidadãos italianos residentes no estado de SC.
A comitiva foi composta pelo presidente do Parlamento catarinense, deputado Mauro De Nadal (MDB), pelo coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), e pelos deputados Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT), o presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, Tullo Cavallazzi Filho, e a advogada Veronica Salgado.
Segundo Fabio Porta, o subsecretário Giorgio Silli manifestou vontade política para que seja dado início, nos próximos meses, aos trâmites que levarão à abertura de um posto consular em Florianópolis. “Após anos de reiterados pedidos da grande comunidade italiana do Estado de Santa Catarina no Brasil, repetidamente refletidos em meus atos no Parlamento italiano e pedidos dirigidos ao Governo, estamos finalmente a um passo de uma decisão histórica que abrirá as portas para a carreira de representação consular, em um dos estados brasileiros onde há maior presença de cidadãos de origem italiana", destacou.
- Agradeço ao Presidente da ALESC De Nadal e ao meu colega Caropreso, defensor convicto do projeto e desta visita à Itália, pelo empenho e determinação depositados nesta iniciativa que beneficiará a grande comunidade italiana de Santa Catarina. Por fim, um obrigado aos Comitês, ao CGIE, ao ex-Cônsul de Veneza e ao atual Cônsul Berti, às associações e a todos aqueles que nos últimos anos não deixaram de acreditar e apoiar um projeto que é de todos e que trará um grande benefício em termos de serviços e intercâmbios culturais e comerciais entre os nossos dois países – concluiu Fabio Porta.
Notícias Relacionadas
-
Cidadania italiana: Deputados do PD pedem mais transparência
28 Nov 2024 -
Porta (PD): Aprovada a nossa lei para melhorar a emissão de passaportes
21 Nov 2024 -
Contribuinte italiano no exterior: Cassação rejeita dupla tributação
21 Nov 2024 -
Como o governo tenta conter os pedidos de cidadania italiana
15 Nov 2024 -
Crise demográfica na Itália é tema de conferência
12 Nov 2024