UIL

Festival de Cinema Italiano no Brasil antecipa sua mostra com retrospectiva do diretor e roteirista Pietro Germi

O Festival de Cinema Italiano de São Paulo faz 10 anos e renova sua proposta. Este ano a retrospectiva apresentada junto ao Instituto Italiano de Cultura, presta homenagem ao centenário do nascimento do diretor e roteirista Pietro Germi, um dos pais do neorrealismo italiano. Na semana dos dias 18 a 23 de novembro, serão exibidos seis filmes no MIS- Museu da Imagem e do Som, na idade de São Paulo, que são verdadeiros clássicos da filmografia do cineasta, jóias raras pra qualquer apreciador da história do cinema mundial. 

Pietro Germi procurou uma linguagem cinematográfica popular e não conformista, teve claramente a intenção de observar a passagem crucial da reconstrução coletiva – típica do pós-guerra italiano – àquela mais íntima e profunda, ou seja, à observação do indivíduo colocado ao centro da sua comunidade. Nas histórias e nos personagens de Germi são evidenciados seus conflitos, sua dignidade moral, sua inadequação existencial, sua solidão e seu esforço no difícil, e por vezes amargo ofício da vida. Esta dimensão do olhar, entre o coletivo e o individual, um drama entre dois dramas, é o que caracteriza a unicidade deste diretor. 

Em paralelo à retrospectiva, sempre com a organização do Instituto Italiano de Cultura, serão realizadas algumas atividades como a exposição fotográfica de Gianni Pinnizzotto “Os mestres do cinema italiano” para relembrar a mãe do cinema, ou seja, a fotografia, e os grandes autores. E um encontro e debate na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, com os alunos do curso de cinema e todo o público, juntos contarão sobre o ofício do ator e a complexa máquina por trás da feitura de um filme.