Governo italiano convoca embaixador no Brasil para consultas sobre caso Battisti
Da Agência Brasil - O governo italiano decidiu convocar seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, para consultas sobre o caso Cesare Battisti. Em nota divulgada hoje (27), o Ministério do Exterior da Itália informou que a decisão de chamar Valensise a Roma foi tomada após reunião com o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi.
O comunicado italiano se refere ao desenrolar do processo de extradição de Battisti como uma “grave decisão” por parte do governo brasileiro e, em especial, do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.
Em parecer encaminhado ontem (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Souza recomendou que o processo seja extinto sem julgamento de mérito, com expedição do alvará de soltura para o escritor, com base no que dispõe a Lei nº 9.474, de 1997. Ele reiterou, porém, que caso ocorra um julgamento de mérito, será favorável à extradição, por entender que os assassinatos atribuídos a Battisti pela Justiça italiana foram crimes comuns. (Paula Laboissière/Repórter da Agência Brasil)
Notícias Relacionadas
-
Italiano denunciado de ser mandante de assassinato que vitimou pessoa errada recorre ao STF
25 Aug 2014 -
Visto estrangeiro falso apresentado em embarque no Brasil configura crime
11 Apr 2013 -
Brasil expulsou 1.511 presos estrangeiros desde 2008
04 Jul 2012 -
Brasil virou 'cafofo de criminosos', diz senador Pedro Taques sobre caso Battisti
10 Jun 2011 -
Battisti deve continuar morando no Brasil
09 Jun 2011