UIL

Senado homenageia Caxias do Sul, l'Italia gaucha

O Senado Federal homenageou Caxias do Sul pelas comemorações de 100 anos de elevação do município à categoria de cidade e à chegada do primeiro trem, ligando a região à capital do Estado.

A homenagem foi feita na tarde desta quarta-feira, em Plenário pelo Senador Pedro Simon. Em discurso, para registrar os 100 anos de Caxias do Sul, cidade onde nasceu e começou sua vida pública como vereador, o senador observou que o município é o segundo pólo metal-mecânico do país e o primeiro no ranking do Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). Simon iniciou o seu pronunciamento falando das lembranças da infância em Caxias, como uma pacata cidade da zona de imigração italiana do RS mas com sinais claros de progresso.

Com 410 mil habitantes, a maioria descendentes de imigrantes vindos da Itália, Caxias é considerada a Capital Brasileira da Cultura e foi definida como cidade livre do analfabetismo. "Apenas 3,6% de pessoas não sabem ler e escrever, nível equivalente ao dos países mais desenvolvidos da Europa", afirmou. Descendentes de libaneses, Simon lembrou sua infância na cidade, o início de sua atividade profissional como advogado e destacou que Caxias do Sul "é a cidade brasileira na qual os pobres são menos pobres".

O município, segundo o senador, tem a tradição de boas administrações, responsáveis pela situação atual de bons índices em todos os setores.

"Eu me emociono ao falar da minha terra Caxias do Sul, porque eu sou fruto daquela cidade. Por mais que eu louve aquela gente, seu espírito de luta, sua capacidade de trabalho, sua dedicação, seu sentimento de religiosidade, jamais eu pagarei o débito que tenho com aquela gente que me ajudou a forjar o meu caráter. Hoje, eu aos 80 anos, sou um caxiense que tem a suprema felicidade de saudar os 100 anos de vida de Caxias do Sul. Existe uma única diferença entre Caxias e eu. Eu sinto que estou no crepúsculo da minha vida e Caxias está na alvorada de sua existência", encerra Simon.

OBS: O discurso do Senador pode ser acessado na íntegra por meio do link: http://www.senado.gov.br/tv