UIL

Interceptados 130 imigrantes clandestinos no litoral italiano

Cento e trinta imigrantes ilegais que viajavam em dois velhos barcos foram interceptados nesta quarta-feira (04) pela Guarda Costeira italiana em águas da ilha de Lampedusa. Desses 130 imigrantes, 96 viajavam em um barco e os demais em outro, que afundaram pouco depois de serem recolhidos pela Guarda Costeira. Entre os imigrantes se inclui uma família composta pela mãe, cega, o marido e dois filhos, que disseram ser sudaneses fugindo da guerra que assola o país.

A captura foi feita poucas horas depois de outros 135 imigrantes terem sido interceptados no litoral italiano e levados ao centro de amparo de Lampedusa, que está cheio de imigrantes devido ao fluxo de chegadas dos últimos dias.

O bom tempo predominante nas águas do Canal de Sicília, que separa a Itália do norte da África, favorece essas viagens em busca de um futuro melhor na Europa e que, no entanto, muitas vezes acaba em tragédia devido ao naufrágio de velhos barcos com as quais pretendem realizar o "sonho do Ocidente". Mais de mil clandestinos chegaram na última semana a Lampedusa.

Paralelamente, o governo italiano devolveu hoje ao Egito, graças aos acordos assinados entre os dois países, 50 imigrantes clandestinos.