UIL

Instituto Anita Garibaldi presta homenagem a Yeda Crusius

A governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius - que é descendente de italianos - recebeu, nesta segunda-feira (8), no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, homenagem do Instituto Anita Garibaldi, alusiva ao dia internacional da mulher.

Na ocasião, Yeda Crusius, primeira mulher a governar o estado, ressaltou que a "igualdade é uma conquista social, mas é preciso avançar ainda mais para combater a violência e a discriminação", e assinalou que as Anitas representam o nome de uma mulher guerreira, cuja trajetória dignifica o Rio Grande do Sul. Ela também destacou o trabalho da esritora Elma Sant´Ana, no livro que conta os 18 anos do Instituto Anita Garibaldi, qualificado por ela como "uma obra para mostrar ao Brasil e ao mundo a nossa cultura e tradição".

Ao citar parte da história das lutas das mulheres, que culminou na decretação da data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher, Yeda Crusius, disse ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini, presente ao evento, que caberá a ele ajudar na aprovação das leis estaduais que combatam a distinção entre homens e mulheres. "Nem mulheres nem homens devem trabalhar 16 horas por dia. Cabe a organização da sociedade trabalhar para por fim a todas as desigualdades", afirmou.