UIL

Obra revela o curioso e criativo significado dos sobrenomes italianos

Aos 57 anos, bisneto de imigrantes, o professor  de lingüística e pesquisador Ciro Mioranza, continua com uma disposição inquebrantável quando se trata de estudar questões relacionadas à italianidade. Assim é que, desta vez  editado pela   Larousse, lançou Filius Quondam – A origem e o significado dos sobrenomes italianos.

Com mais de 25 mil itens, a obra não pode ser classificada como um mero dicionário de nomes, na medida em que os verbetes foram dissecados  com base em considerações não apenas do campo da lingüística como igualmente da história, da geografia e da antropologia, entre outras áreas do conhecimento.

Além do exaustivo trabalho de pesquisa, que se prolongou por mais de uma década, a obra tem o mérito de ser escrita em português. Na Itália, há diferentes publicações sobre esse curioso e criativo universo dos sobrenomes atribuídos na península, pólo irradiador da cultura ocidental. É o caso, por exemplo, do  Dizionario Ragionato dei cognomi italiani, de Michele Francipane, com 1044 páginas, publicado pela Mondadori, e que refere a existência de 350 mil cognomi.

O autor já prepara uma segunda  edição, onde constarão referências de cerca de outros 20 mil sobrenomes, e pretende lançar ainda um terceiro volume, buscando perfazer 70 mil linhagens, muitas das quais se obtém a origem a partir de consulta a documentos da época do medievo. Mioranza admite que os cognoni italiani que podem ser encontrados nos mais diferentes países do mundo chega a 250 mil.

No Brasil, com mais de 25 milhões de descendentes, a obra deverá despertar a atenção. Afinal, sempre é interessante, para quem ainda não sabe, ter noção de que Conte é conde, Marchese é marques, Zago é sacristão, Ferrari são os ferreiros, Quércia é Carvalho, Rossi é Ruivo e assim por diante.

Na verdade, segundo a obra publicada na Itália pela Mondadori, o sobrenome Rossi, com sua “família”, como Rossetti e Russo,  é o mais difundido no país,  cuja população, durante muito tempo,  denominava as crianças com nomes de santos. Depois é que surgiram nomes próprios como sobrenomes, assim como nome de localidades e de profissões.

Filius Quondam – A origem e o significado dos sobrenomes italianos

Ciro Mioranza

Páginas: 416

Formato: 15,5 x 23 cm

Preço: R$ 59,90