UIL

Obras italianas, portuguesas e brasileiras em flauta doce, canto e espineta

A atração da série de concertos Quarta Cultural do Conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais, que acontece nesta quarta-feira (1), às 12h30, com entrada franca, será o duo Eduardo Ribeiro (flauta doce e canto) e Lara Tanaka (espineta). No programa, obras italianas, portuguesas e brasileiras dos séculos XVIII e XIX.

Lara Tanaka, natural de Belo Horizonte, iniciou seus estudos de música em 1978. No ano de 1993 concluiu o curso Formação Musical/Piano na Escola de Música da UFMG. Em 2001 tornou-se bacharel em Regência também pela Escola de Música da UFMG. Estudou com maestros renomados, entre eles Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Claudio Ribeiro, Per Brevig (EUA), Mogens Dahl (Dinamarca) e Nelson Niremberg (EUA).

Em 2000, foi vencedora do concurso Jovens Regentes/Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Tem atuado também como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e com as orquestras da Musicoop, da UFOP e Sinfônica de Minas Gerias. Participou da gravação do CD Hino Nacional Brasileiro regendo a Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Em 2003 gravou com o Coral Infanto-Juvenil Palácio das Artes e o Grupo de Percussão da UFMG o CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda, pré-lançado no 6º Festival da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha em agosto de 2003 e lançado em maio de 2004 no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Esse CD foi classificado como finalista no Prêmio TIM da Música 2004, na categoria de melhor CD infantil. Em 2007, gravou o CD Os cocos, trabalhando na direção vocal, classificando-se também como finalista do Prêmio TIM da Música 2007 nas categorias de melhor CD regional e melhor grupo regional. Está à frente do Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes desde 2001 como regente titular.

Eduardo de Carvalho Ribeiro é graduado em Composição (1989) e Regência (1993) e pós-graduado em Musicologia Histórica Brasileira (1995) pela UFMG. Foi professor de Regência Orquestral, regente e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG de 1997 a 2008. Atualmente, atua na área de Composição na Universidade.

Regeu várias orquestras, entre as quais a Sinfônica da Universidade de Cuyo (Mendoza, Argentina), a Orquestra de Câmara da Universidade Austral do Chile, a Orquestra Acadêmica do Teatro Colón (Buenos Aires), a Orquestra Sinfônica da Universidade de Concepción (Chile), a Orquestra Sinfonia Bucarest (Bucarest, Romênia) e a Orquestra Nuova Europa (Florença, Itália).

Cantor baixo-barítono, foi solista nas óperas La Traviatta (Verdi) e Carmen (Bizet), Nona Sinfonia (Beethoven), Paixão Segundo São João (Bach), Magnificat (C.P.E. Bach), Come Ye Sons of Art ( Purcell), A Criação (Haydn) e Te Deum (Charpentier). Em 2002 e 2003, foi diretor musical do projeto Quarta Lírica na Fundação Clóvis Salgado, tendo cantado e dirigido inúmeras óperas nesta programação.

Ribeiro também é flautista e cravista com intensa atuação em concertos solistas com orquestra e música de câmara no Brasil e no exterior.

A série
O segundo semestre da temporada 2008 da série de concertos Quarta Cultural, iniciado em 6 de agosto, prosseguirá todas as quartas-feiras até o dia 26 de novembro, sempre com entrada franca. A programação completa pode ser consultada no site www.conservatorio.ufmg.br.

Serviço

Quarta Cultural:

Eduardo Ribeiro - flauta doce e canto e Lara Tanaka - Espineta
Obras italianas, portuguesas e brasileiras.
1º de outubro - 12h30 - Entrada franca
Conservatório UFMG – Rua Guajajaras, 100.
Informações: (31) 3409-8300