UIL

Berlusconi santo subito

Nápoles amanheceu como sempre, nos últimos dias, toneladas e toneladas de lixo amontoados à beira das estradas. Mas com uma diferença: cartazes espalhados pela cidade clamando pela intervenção do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que durante a campanha eleitoral tinha colocado o problema do lixo enfrentado pela cidade como prioridade. Os napolitanos aproveitaram para incluir a questão da criminalidade, que está diretamente relacionada à questão do lixo, no apelo, direto e objetivo: Berlusconi santo subito.

Lixo

Afinal, não é para menos. Embora grave, a situação se arrasta e se agravou ao longo dos últimos meses. Tanto que a União Européia voltou a pressionar o governo italiano exigindo uma solução imediata para a questão. Assim como os napolitanos, as autoridades européias já não acreditam que uma intervenção milagrosa de San Gennaro seja capaz de acabar com o problema.

Colombo

Quase tudo que envolve a sua história é polêmico. Há diferentes versões para os diferentes momentos de sua vida, a começar pelo lugar de nascimento. Alguns, inclusive, asseguram que ele, ao contrário do que se afirma, não era italiano e sim português. Até mesmo sobre as condições em que morreu existem controvérsias. Certas correntes indicam que passou seus últimos dias relativamente bem de finanças, enquanto a maioria destaca sua pobreza e o esquecimento a que fora relegado. Surpreendentemente, no entanto, parece que sobre algo não há dúvida: foi no dia 20 de maio de 1506 que morreu, em Valladolid, Espanha,  Cristóvão Colombo, o descobridor da América. Aliás, parece consenso que ele deixou a vida frustrado por não ter encontrado um caminho para a Ásia. Teria nascido em 1451 em Genova.