UIL

Cuba


A bandeira de Cuba tremulou nas ruas de Roma durante manifestação realizada neste final de semana pela esquerda italiana, que reivindicava cumprimento de promessas eleitorais do atual governo em relação a melhores condições sociais para os trabalhadores. O nacionalismo de alguns italianos ferveu.
 
Desesperadamente Giulia

A literatura italiana contemporânea, pouco traduzida no Brasil, mostra sua potência com o livro de Svava Casati Modignani, um dos nomes mais populares da ficção local. O livro da autora, que já ganhou o prêmio Selezione Bancarella, tem a tradução de Joana Angélica D’Ávila Melo, e é uma publicação da editora Record. Em 406 páginas, o livro trata de uma escritora e de um cirurgião cujos caminhos se cruzam quando ela, com câncer, procura tratamento no consultório dele, que vive problemas familiares por conta de uma denúncia que pode afetar sua carreira.

Ginasta

Vem chamando muito a atenção as formas da ginasta Alicia Sacramone, norte-americana de origem italiana, que se diferencia de suas colegas por várias razões: é curvilínea, não tem traços infantis, gosta de uma briga e estuda na concorrida Universidade Brown. Para ela é importante exercitar também a mente.

Geopolítica

Mal terminou de receber diplomatas latino-americanos que participaram da Conferência Itália-America Latina e Caribe, o ministro do Exterior se deslocou para o Líbano onde, junto com os colegas francês e espanhol, foi verificar de perto a temperatura política da região e as tropas de paz, que contam com um contingente de mais de dois mil soldados italianos.