UIL

Eleita a primeira brasileira no Parlamento Italiano

Renata Bueno, brasiliense, residente em Curitiba, eleita deputada pela Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI), será a primeira brasileira a ocupar a cadeira de deputada no Parlamento italiano, cuja posse acontece em 12 de março. A vitória é atribuída à forte campanha realizada em todo o Brasil e na América do Sul, onde foram mantidos contatos com lideranças, autoridades e cidadãos italianos.

“O Brasil nunca teve tantos representantes como agora. Aproveitarei esta oportunidade única para batalhar pelos interesses dos ítalo-brasileiros, atuando fortemente com base nesses pilares que englobam a questão das universidades, da cultura, do turismo e da economia”, diz a deputada.

A USEI-Unione Sudamericana Degli Emigranti, partido de Renata, conquistou 44.024 votos, elegendo um deputado. Destes, 21 mil votos são de cédulas preenchidas no Brasil. A estimativa é que 90% tenham sido endereçadas à Renata.

Saiba mais sobre quem é Renata Bueno

Ítalo-brasileira, oriunda da região do Vêneto, nascida em 1979 em Brasília, Renata Bueno é advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Padova e Mestre pela Universidade de Roma Tor Vergata, onde faz Doutorado.

Militante política, filiada ao PPS, foi eleita, em 2009, a vereadora mais jovem de Curitiba, marcando seu mandato com projetos de incentivo à cultura, educação e direitos humanos.

É dirigente partidária na Itália há 10 anos e diretora da Fundação Astrojildo Pereira de estudos políticos, além de membro da Comissão de Gestão Pública da OAB-PR.

Foi convidada pela Unione Sudamericana Degli Emigranti a ser candidata ao parlamento italiano nas eleições de 2013.

Atividades

- Articulou o acordo de intercâmbio entre as Universidades Federal do Paraná, de Curitiba, e a Tor Vergata de Roma, viabilizando diversos programas nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Direito.

- Forte atuação de projetos da União Europeia para o Brasil, especialmente nas áreas de direitos humanos, cultura e esportes.

- É conferencista com participação em missões e eventos no Brasil, Itália, Alemanha e Bolívia.

- Idealizadora da Virada Cultural de Curitiba.

- Em quatro anos, como vereadora, destinou R$520 mil para a cultura e educação.

- Madrinha da Festa Mia Cara Curitiba, em homenagem à cultura italiana no Brasil.

- Criou o Grupo Parlamentar Curitiba/Itália.