UIL

Frente Parlamentar Brasil / Itália será instalada na ALERS 

O ato contará com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

A Frente Parlamentar Brasil / Itália, proposta pelo deputado estadual Guilherme Pasin (PP), será instalada, na próxima segunda-feira (08/04), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é fomentar ações e reforçar os laços entre o Brasil e a Itália. O ato será realizado no Teatro Dante Barone, à 16h, e contará com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, que será agraciado com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura.

Como presidente da Frente Parlamentar Brasil / Itália, Guilherme Pasin recorda que a cultura italiana está profundamente enraizada no estado, principalmente na Serra Gaúcha. “Hoje, um terço da população gaúcha tem sangue italiano. É importante estreitar ainda mais os laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre os países. Este é o objetivo da Frente”.

A entrega da honraria ao mais jovem Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, se dará em homenagem e reconhecimento pelo trabalho de aproximação entre as duas nações, desenvolvido por Caruso. “Como nunca, estamos vendo um cônsul se aproximar das nossas comunidades, prestigiar nossas festas típicas e desenvolver ações que fortalecem e unem nossas culturas. Tanta dedicação merece o reconhecimento deste Parlamento. E como descendente e representante da Serra, tenho o compromisso de apoiar pautas que valorizam a tradição e cultura italiana no Brasil”, finaliza Pasin.

Em vista das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que serão celebrados no próximo ano, a Frente Parlamentar também prepara um calendário de atividades e eventos alusivos à data.