UIL

Movimento Islâmico Democrático Italiano é lançado na Itália

Há algum tempo - escreve o site www.dailymuslim.it - falava-se da necessidade ou menos da constituição de um Partido Islâmico na Itália, para dar um ponto de referência aos muçulmanos residentes na Itália que não se encontrem nos valores dos partidos tradicionais e, sobretudo, ter representação política e institucional da comunidade muçulmana local nas instituições. 

Esse é o objetivo do movimento denominado MIID, que é a sigla do Movimento Islâmico Democrático Italiano, fundado em Roma, precisamente no dia 8 de abril deste ano. O movimento é formado por italianos e estrangeiros, de fé muçulmana, mas não só, pois se propõe como um movimento inclusivo e capaz de envolver figuras de outras religiões, desde que estejam em sintonia com os valores morais do Islã e a Constituição italiana.

Institutos de pesquisa apontaram, em 2016, a presença de 2,8 milhões de muçulmanos na Itália, igual a 4,8% da população total.

Declaração do presidente do MIID, Professor Francesco Caracciolo: “O que o MIID pretende é o diálogo e a colaboração entre o mundo islâmico e os demais componentes do tecido social, a começar pelas Instituições Democráticas, com as quais o Movimento pretende se relacionar organicamente. Certamente não é por acaso que as palavras "italiano" e "democrata" aparecem na sigla "MIID". (Fonte: ImolaOggi.it )