UIL

Ponte de espaguete resiste 76 quilos

Antes de romper, ela resistiu 76 quilos de peso. Por isso, a ponte treliçada de macarrão tipo espaguete, construída por uma das 53 equipes que concorriam, foi a vencedora da V Competição de Pontes de Espaguete, realizada pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs, no final de semana passado. Com transmissão ao vivo via Internet, a disputa, que na verdade é um trabalho prático muito sério, consagrou o patamar dos 75 a 85 quilos como referência para as futuras competições.

A competição mais uma vez foi muito acirrada por que envolve uma série de quesitos, como análise, o projeto, a construção e o ensaio destrutivo da obra.  A iniciativa inclusive foi apresentada na feira Globaltech 2006, despertando a curiosidade do público, intrigado com a capacidade de resistência do espaguete  que, naturalmente, é utilizado em estado cru.

A equipe vencedora: Lucas Tarragô Ramos de Araújo, Rodolfo Souza Barbosa, Franco Turco Buffon, Rodrigo Silva do Nascimento e Samanta Neves da Silva.