UIL

Esses italianos e suas movimentadas agendas pelo Brasil

Vários italianos, com atuação em diferentes áreas, participaram e vão participar de encontros, conferências e eventos pelo Brasil neste mês de março. Na 14.ª Conferência Internacional sobre Reputação Corporativa, que o Reputation Institute realizará de 19 a 21 de maio, no Rio de Janeiro, o Consórcio Doutoral terá como coordenador, Davide Ravasi, da Universidade Luigi Bocconi, de Milão.

Será uma oportunidade para a discussão dos projetos de pesquisa nas áreas de marca, imagem, identidade, cultura, sustentabilidade e reputação, em que os alunos de doutorado poderão ouvir sugestões e críticas e ainda conhecer os trabalhos de cerca de outros 15 estudantes de várias partes do mundo. Para mais informações, deve-se acessar o site www.reputationinstitute.com/rio2010.

Já nos dias 25 e 26 de março, o Instituto de Física Teórica da PUC-RJ , campus da Barra Funda, promoverá em São Paulo o 2º Encontro Nacional de Econofísica (Econofís´10). O evento reunirá físicos, economistas e profissionais do mercado financeiro do Brasil e do exterior para troca de experiências e conhecimentos que ajude a desenvolver as pesquisas em econofísica no país.

O professor Rosario Mantegna, da Universidade de Palermo é um dos especialistas no tema que já confirmou  presença no encontro que  tratará   uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços Os conceitos da econofísica são aplicados às finanças e não à economia.
Um dos principais métodos da física que se aplicam ao setor de finanças é a Simulação de Monte Carlo, uma forma de obter aproximações numéricas de funções complexas, também muito utilizada na computação, na biologia e na matemática. Outro método são as Equações Diferenciais Parciais, que descrevem fenômenos físicos cujo comportamento depende da posição e do tempo.

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, encerrada  neste domingo (14), no Centro de Convenções de Florianópolis (SC), contou com a participação do Prof. Mario Volpe, da Universidade de Veneza. No painel sobre Arranjos Produtivos Locais, que aconteceu no dia 12, ele tratou das experiências concretas de ação no território em escalas distintas.

Um dia antes, no painel Políticas Públicas com Base Territorial, avanços e desafios, Daniela Ferrara, representante da região de Emilia-Romagna, foi uma das palestrantes.