UIL

Papa presenteia ortodoxos russos com imagem da Virgem de Kazan

O Papa decidiu presentear o Patriarcado Ortodoxo de Moscou com a imagem da Virgem de Kazan, uma das mais veneradas na Rússia, em um claro gesto de aproximação a essa Igreja.

O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, informou hoje, sábado, sobre essa decisão de João Paulo II e assegurou que a imagem será entregue às autoridades ortodoxas moscovitas no dia 28 de agosto através de uma delegação vaticana que irá à capital russa.

"Há algumas semanas, o Santo Padre comunicou ao Patriarca de Moscou, Alejo II, seu desejo de doar à Igreja Ortodoxa Russa o sagrado ícone da Virgem de Kazan", declarou o porta-voz.

Segundo Navarro, desde que o Pontífice recebeu a imagem há anos, "sempre foi seu desejo cedê-la para seu regresso à veneração do povo russo" e agora chegou "o momento propício".

A data de 28 de agosto para foi escolhida para entrega porque é a festa do chamado Trânsito da Virgem segundo o calendário litúrgico ortodoxo.

O Papa acredita que "essa peregrinação romana da Virgem de Kazan possa contribuir à esperada união entre as Igrejas Católica e Ortodoxa", em palavras do porta-voz da Santa Sé, que adiantou que em breve se fará pública a composição da delegação e a modalidade de entrega na Rússia.

O ícone da Virgem de Kazan, guardado no Vaticano, é muito apreciado pelos crentes ortodoxos russos e estava previsto que para ser entregue pelo próprio João Paulo II caso tivesse cumprido seu desejo de fazer uma viagem pastoral à Rússia.

A oposição de Alejo II a essa viagem frustrou a aspiração do Pontífice romano, que em seu regresso da Mongólia, em agosto de 2003, queria fazer uma breve escala em Kazan, a 800 quilômetros de Moscou, para doar a imagem ao Patriarcado Ortodoxo de Moscou.

A cidade de Kazan é considerada como um dos lugares mais representativos do cristianismo russo, e a Igreja Ortodoxa atribui ao ícone numerosos milagres, embora o que está no Vaticano seja uma cópia oficial do original, roubado em 1904 do Monastério das Donzelas de Kazan.