UIL

Vinho brasileiro premiado 145 vezes em concursos internacionais

O enólogo Dirceu Scottá foi reeleito Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), durante a Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 9 de dezembro, nas dependências do Ristorante Don Ziero, em Bento Gonçalves (RS). Com 85% dos votos válidos, Scottá seguirá presidindo a entidade durante a Gestão 2006.

Após a leitura do Edital pela Secretária Executiva da ABE, Eliane Cerveira, foi apresentado o Relatório de Atividades de 2005. Dirceu Scottá destacou a participação do Brasil em 21 concursos internacionais com a premiação de 145 amostras, totalizando 1.241 premiações desde 1991. A Associação esteve presente em 10 concursos internacionais, através da participação de 13 enólogos indicados pela entidade, além de estar sendo representada junto à Union Internationale des OEnologues (UIOE), Ibravin e Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados.

Com o objetivo de proporcionar a qualificação dos profissionais ligados à Viticultura e Enologia, a ABE promoveu 18 palestras e cursos beneficiando 1.102 pessoas, além de quatro degustações com 112 participantes. Scottá também falou dos objetivos defendidos pela sua chapa, como o fortalecimento de estratégias para a conquista da regulamentação da profissão de Enólogo no Brasil, formação de um painel de enólogos capacitado, fortalecimento da imagem do Enólogo, além de proporcionar um maior aprimoramento técnico, a partir de promoções afins.

Ele garantiu a luta pela integração e troca de informações e experiências entre as Associações de Enólogos do Mercosul, conclusão da biblioteca da entidade, promoção de viagens técnicas e uma maior interação com o Cefet/BG. Entre os objetivos também destacam-se a divulgação e promoção do vinho nacional, instalação das Seções Regionais, maior interação com o Conselho da ABE e participação com direito a voto junto ao Ibravin.

O Presidente também falou da necessidade de dar continuidade aos trabalhos e eventos em andamento, como o Ciclo de Palestras, degustações comentadas, parceria com fornecedores para as apresentações técnicas, XIV Avaliação Nacional de Vinhos (23 de setembro) e o III Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (de 7 a 10 de novembro).

Gestão 2006

Presidente: Dirceu Scottá

Vice-Presidente: Carlos Abarzua Espejo

1° Secretário: Delto Garibaldi

2ª Secretária: Vanessa Stefani

1° Tesoureiro: Dario Crespi

2° Tesoureiro: Ismar Pasini

Diretora Social: Cláudia Stefenon

Diretores de Eventos: Marcos Vian e Cláudio Cattani

Diretores de Degustação: Mauro Zanus e Júlio Meneguzzo

Diretor Cultural: Christian Bernardi

Diretores Técnicos em Viticultura: João Carlos Taffarel e Daniel Dalla Valle

Diretores Técnicos em Enologia: Antonio A. Czarnobay e Valter Marzarotto