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Jovem Dama em Manta de Pele

A história costuma seguir o mesmo padrão: referências soltas, informações mínimas no Google e uma única imagem – de qualidade baixa – disponível ou em livros muito antigos, ou pela internet. Aí, depois de um período que pode levar sabe Deus quanto tempo, surge aquela pintura daquele grande mestre sendo revelada ao mundo em todo seu esplendor. E Da Vinci é campeão neste sentido: nos últimos anos foram diversas vezes que isso ocorreu envolvendo seu nome e, inclusive, culminando no ressurgimento de Jovem Mona Lisa e Salvator Mundi. Mesmo o celebrado afresco perdido A Batalha de Anghiari parece ter sido achado em 2012 no Palazzo Vecchio, Florença, abaixo da camada de outra pintura, um mural de Giorgio Vasari - além de artista, também o maior biógrafo dos pintores renascentistas italianos. Entretanto, em nome da preservação do magnífico afresco superficial, preferiu-se não levar o projeto adiante que resultaria na destruição do mesmo: a perfeita situação em que se opta por não trocar o certo pelo duvidoso. Já em outros tantos casos – a maioria - envolvendo um provável Da Vinci inédito, simplesmente, tudo se revela em alarme falso.

E eis que, segundo nos informa o site ARTNET, recentemente, um consultor americano em Arte de um escritório novaiorquino, divulga no Facebook ter recebido o telefonema de um agente – o qual, pelo visto, nunca seria plenamente identificado – dizendo-se representar alguém disposto a vender não um, mas DOIS Leonardos – o furtivo JOVEM DAMA EM MANTA DE PELE (Portrait of a Woman with a Fur Wrap, como referido na matéria) e, ao que parece, um retrato de seu companheiro mais famoso (de Da Vinci), o “endiabrado” Salaino (Gian Giacomo Caprotti). Após ter entrado em contato com o escritório em Nova York, obtive gentilmente a informação de que o consultor não estaria mais envolvido no assunto, e que não haveria mais dados a serem divulgados que trouxessem maiores esclarecimentos.

Seja como for, pelo menos em nível mais aparente, da imagem de “Jovem Dama” já é capaz de se permitir alguns esboços de análises. A paisagem que se enxerga pela janela, por exemplo, é similar à da Gioconda; entretanto, os traços faciais da modelo são muito parecidos com os de Jovem Mona Lisa, assim como de uma série de pinturas executadas por Da Vinci e seguidores - a meu ver, tomando-se o rosto e o célebre sorriso desta última como matriz: Lisa Gherardini em torno dos dezesseis anos de idade. Estas pesquisas, inclusive, resultaram em um estudo publicado por mim neste ano com o título de “A Jovem Lisa”. Então, seguindo-se a referência, pode-se considerar a pintura como não sendo anterior à execução desta Mona Lisa suíça - pelo menos, não antes de 1503. 

O trabalho, em si, também apresenta certo grau de qualidade, principalmente na construção da paisagem ao que, porém, perde algum impacto na representação do rosto e demais detalhes, tomados sem tanto esmero quanto se esperaria de um Leonardo. A obra poderia, sim, ser classificada como “di bottega”, “de estúdio”, em colaboração com outro artista. Este outro pintor deverá ser Salaino, a julgar pelo senso menos clássico dos traços, e em razão da proximidade que o mesmo teve com o quadro original (Jovem Mona Lisa). E, a julgar pelo estilo e tratamento, seu João Batista da Pinacoteca Ambrosiana de Milão, parece indicar a fase em que tenha sido executado em torno de 1515. Além disto, se aquele agente estiver correto, a outra peça em aquisição de seu cliente, um Retrato de Salaino, seria mais uma pista a indicar a autoria de “Jovem Dama” como do companheiro de Leonardo. Isto, porque é muito mais provável as duas obras terem vindas de um mesmo nicho – cuja conexão com Salaino já é um fato – que, milagrosamente, em duas ocasiões “únicas”, tendo-se em vista a raridade que é se achar um Da Vinci à venda. 

Obviamente que só uma minuciosa e longa sessão de análises (tanto físicas quanto de observação direta), procurarão oferecer uma resposta à principal dúvida comum: “Jovem Dama” é – ou “até que ponto é” -, mesmo, um Da Vinci? Mas é incerto que toda esta história tenha continuidade. Entretanto, se for o caso, poderia representar um capítulo adicional a reafirmar a aura de encantamento que o nome de Leonardo invariavelmente abriga. Não apenas para o mundo das artes, mas para toda a humanidade que sempre busca o fascínio do Belo e vê, na mítica leonardesca, sua tradução mais vibrante. 

Em tempo: Há uma notável versão de 1512 desta obra da autoria de Sebastiano del Piombo, a Jovem Romana (Dorotea), hoje em Berlim. 

O prof. Átila Soares da Costa Filho é perito em obras de arte, designer, especialista em História da Arte, Filosofia e Sociologia. Também é autor do livro “A Jovem Mona Lisa e outras questões curiosas na História da Arte” (Ed.Multifoco, Rio de Janeiro), e colaborador da Mona Lisa Foundation (Zurique). 

Átila Soares C.Filho

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