O melhor do cinema italiano em cinco capitais brasileiras
Promovida pela Embaixada da Itália no Brasil e Bienal de Veneza, quarta edição do Venezia Cinema Italiano tem patrocínio da TIM e entrada franca
O país que gerou cineastas como Federico Fellini, Ettore Scola, Pier Paolo Pasolini e Michelangelo Antonioni começou a mostrar, a partir desta terça-feira (25), como sua atual produção cinematográfica continua estimulante. A quarta edição do Venezia Cinema Italiano vai exibir sete longas-metragens italianos, incluindo uma co-produção ítalo-brasileira, participantes da última Mostra de Veneza, sendo cinco deles inéditos em circuitos comerciais. Com entrada franca, este breve panorama deixará a platéia brasileira novamente em sintonia com o cinema italiano, que teve o auge de sua popularidade por aqui entre as décadas de 60 e 70.
Vencedor do prêmio Coppa Volpi de Melhor Ator em Veneza, o italiano Silvio Orlando é o padrinho da mostra deste ano. Ele está no Brasil eparticipou da Sessão de Abertura para convidados, com o filme Il Papà di Giovanna, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Nesta quarta-feira (26), às 17h30, ele estará no Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1000, juntamente com Luigi Cuciniello, para outra apresentação do filme. O festival, que na capital paulista conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, apresentará os filmes também no Cine Bombril e no Centro Cultural São Paulo. O evento continua em outras quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro (Cine Odeon), Brasília (Cine Brasília), Curitiba (Cineplex Batel) e Recife (Fundação Joaquim Nabuco).
A mostra ainda vai homenagear o diretor Dino Risi, falecido em julho aos 91 anos e premiado com Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2002 pelo Conjunto da Obra. Um dos expoentes da Commedia all’italiana, Os Monstros (1963) será exibido em cópia restaurada pela Cineteca Nazionale Sky, feita especialmente para a Mostra Retrospectiva de Veneza pelo Ministério da Cultura da Itália. Fiel ao estilo bem-humorado do cineasta, este filme em episódios faz um retrato irônico e amargo da Itália na época do milagre econômico. A nova versão traz dois episódios inéditos: O Cérebro Doméstico e O Ator.
Da nova geração do cinema italiano vem Almoço em Agosto, de Gianni Di Gregorio, premiado em Veneza com o troféu Luigi de Laurentiis, entregue para filmes de realizadores estreantes. O festival apresentará ainda filmes de diretores afirmados, como Ferzan Ozpetek e Pappi Corsicato.
Outra atração é a co-produção Brasil-Itália Birdwatchers - Terra Vermelha, dirigida pelo ítalo-chileno Marco Bechis e com os atores Matheus Nachtergaele, Leonardo Medeiros e Claudio Santamaria no elenco. Rodado no Brasil, o longa é falado em português e guarani, ao contar a história de uma tribo de índios brasileiros que vivem no Mato Grosso do Sul e estão ameaçados de extinção cultural.
Este intercâmbio entre Brasil e Itália será ressaltado com a vinda de alguns profissionais estrangeiros e um debate no Centro Cultural São Paulo, no dia 26. No encontro estarão presentes Silvio Orlando, Luigi Cuciniello, diretor de cinema da Bienal de Veneza, a embaixatriz italiana, Elena Valensise, e o secretário das Subprefeituras de São Paulo, Andrea Matarazzo.
A possibilidade de assistir a filmes selecionados para um dos mais relevantes festivais de cinema do mundo faz o Venezia Cinema Italiano se firmar no calendário da classe cinematográfica e do grande público. O fortalecimento da mostra – que a cada ano cresce em número de praças – chama a atenção para a importância do cinema italiano contemporâneo, que vem colhendo elogios da crítica internacional. Os seis exemplares presentes no evento – dois já premiados – são atestados desta boa fase.
Com patrocínio da TIM, a quarta edição do Venezia Cinema Italiano foi idealizada pela Embaixada da Itália em Brasília em parceria com a Bienal de Veneza, junto à Prefeitura de São Paulo e ao Governo do Distrito Federal. O evento conta com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro, dos Consulados Italianos em São Paulo, Curitiba e Recife, do Instituto Italiano de Comércio Exterior e do Governo de Pernambuco.
“É importante que uma Cidade como São Paulo, que tem grande influência da cultura italiana, possa oferecer uma programação de qualidade gratuitamente para a população. E o festival foi tão bem recebido pelo paulistano que já faz parte do calendário oficial de eventos de São Paulo”, explica Andrea Matarazzo, que trouxe, junto com o embaixador italiano Michele Valensise, a primeira edição da mostra para São Paulo, em 2005.
“A atuação da TIM no País vem sendo marcada por importantes investimentos na área cultural e trazer para o Brasil obras do cinema contemporâneo como as exibidas no Festival de Veneza reiteram este compromisso com o público brasileiro e os nossos clientes”, declara José Luiz Liberato, diretor de Imagem e Publicidade da operadora que disponibilizará conteúdo exclusivo da mostra na TIM TV e na TIM Music Store.
“O nome da Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza favorece muito a promoção do cinema italiano contemporâneo não só do ponto de vista cultural, mas também do comercial”, declara Emanuele de Maigret, adido cultural da Embaixada da Itália no Brasil.
Filmes da mostra
Terra Vermelha
(La terra degli uomini rossi, Brasil/Itália, 2008, 108 minutos)
Direção: Marco Bechis.
Elenco: Taiane Arce, Alicélia Batista Cabreira, Chiara Caselli, César Chedid, Temily Comar, Nelson Concianza, Eliane Juca da Silva, Fabiane Pereira da Silva, Luciane da Silva, Camila Caetano Ferreira, Inéia Arce Gonçalves, Leonardo Medeiros, Matheus Nachtergaele, Urbano Palácio.
O suicídio de um jovem indígena desperta sua comunidade, que vive às margens de uma fazenda. A proximidade entre o grupo Guarani-Kaiowá e a família de um fazendeiro que vive na região provoca curiosidade e estranheza dos dois lados.
Il papà di Giovanna
(Itália, 2008, 104 min)
Direção: Pupi Avati.
Elenco:Silvio Orlando, Alba Caterina Rohrwacher, Francesca Neri, Ezio Greggio, Serena Grandi.
Michele é um professor de arte que faz tudo para defender a filha adolescente, que enfrenta dificuldades de relacionamento, quase não tem amigos e muito menos namorado. Quando ela se torna suspeita do assassinato da melhor amiga, Michele precisa encontrar forças para lidar com a situação e continuar ao lado da filha.
Il seme della discordia
(Itália, 2008, 85min)
Diretor: Pappi Corsicato.
Elenco: Alessandro Gassman, Caterina Murino, Michele Venitucci, Isabella Ferrari, Valeria Fabrizi, Martina Stella.
O filme conta a história de Verônica, que fica grávida supostamente depois de um estupro no mesmo momento em que seu marido descobre que é estéril.
Un giorno perfetto
(Itália, 2008, 95min)
Direção: Ferzan Ozpetek.
Elenco: Isabella Ferrari, Valerio Mastandrea, Valerio Binasco, Nicole Grimaudo, Federico Costantini, Monica Guerritore, Angela Finocchiaro, Stefania Sandrelli, Christian Serritiello, Fausto Maria Sciarappa.
O filme começa com a polícia dando uma batida em um apartamento depois do chamado da vizinha que ouviu barulhos parecidos com o de tiros. A partir daí, o filme retorna para contar como foi o dia anterior àquele telefonema.
Almoço em Agosto
(Itália, 2008, 75min)
Direção: Gianni Di Gregório.
Elenco: Gianni Di Gregorio, Valeria de Franciscis, Alfonso Santagata, Marina Cacciotti, Maria Cali, Grazia Cesarini Sforza, Luigi Marchetti, Marcello Ottolenghi, Petre Rosu.
Gianni mora com a velha mãe viúva em Roma. Suas contas se acumulam e o tradicional feriado de 15 de agosto se aproxima. Sabendo de sua dificuldade financeira, o proprietário do apartamento lhe faz uma proposta: se Gianni hospedar a mãe dele no feriado, perdoará parte de suas dívidas com o aluguel. Ao saber disso, seu médico e um de seus amigos também lhe pedem que fique com suas mães. Subitamente, o pequeno apartamento de Gianni se vê repleto de senhoras e ele assume a contragosto o papel de babá. Melhor Diretor Estreante no Festival de Veneza 2008.
Pa-ra-da
(Itália, 2008, 100min)
Diretor: Marco Pontecorvo
Elenco: Jalil Lespert, Evita Ciri, Daniele Formica, Patrice Juiff, Cristina Nita, Gabriel Adrian Rauta, Robert George Valeanu.
A história real do palhaço franco-argelino Miloud Oukili, desde a sua chega à Romênia, em 1992, ao encontro com menores de rua apelidados de meninos dos esgotos, por dormirem nos subterrâneos de Bucareste. Apesar de muitos obstáculos, Miloud consegue criar uma companhia circense com estes meninos. Pa-ra-da é o nome do grupo de sucesso que até hoje leva seus espetáculos para toda a Europa.
Os Monstros
(Italia, 1963, 87 min)
Direção: Dino Risi
Elenco: Vittorio Gassman, Ugo Tognazzi, Michelle Mercier.
Uma galeria de monstros resgatados da realidade cotidiana que transitam desde o pai que educa o pequeno filho para trapacear o próximo ao advogado patife, desde o mecenas de prêmios literários que deseja ardentemente os jovens escritores até o pugilista fora de combate. Ao todo, são 20 breves episódios nos que satirizam os mitos e contradições da Itália dos anos 60.
Sobre Silvio Orlando
Silvio Orlando, vencedor do 65º Festival de Veneza com o prêmio Coppa Volpi de melhor ator por sua atuação no filme Il papà di Giovanna, de Pupi Avati, nasceu em Nápoles em 30 de junho de 1957. Um dos rostos mais representativos do cinema italiano contemporâneo, Silvio Orlando é um ator versátil, caracterizado por uma atuação sempre sóbria e moderada. Começou com o teatro napolitano no começo da década de 80, época em que também iniciou a atuar na televisão, mas foi o aclamado diretor Gabriele Salvatore a oferecer-lhe as melhores oportunidades no palco, levando-o para o cinema com um pequeno papel no filme Kamikazen – ultima notte a Milano (1987). No cinema se revela em Senhor Ministro de Daniele Luchetti, em que interpreta um professor idealista que se opõe ao político corrupto interpretado por Nanni Moretti. Dirigido por este, atua em papéis menores, porém, sempre marcantes. Após La settimana della sfinge (1990) e Arriva La bufera (1992) de Luchetti, retorna em School (1995) dirigido pelo mesmo diretor, interpretando um de seus papéis mais notáveis: um desiludido professor de liceu da periferia romana que ama seus alunos mais do que as formalidades da burocracia. Extraordinária também é sua atuação em Ferie d’agosto (1996), de Paolo Virzì, no qual interpreta o marido de uma nervosa Laura Morante, com a qual forma o casal de uma família esquerdista que compartilha as férias com vizinhos vulgares e fanfarrões de outra classe social.
Orlando é um intérprete dos vícios e das virtudes do homem comum. Com essas características, enfrenta com grande êxito o papel de outro professor excêntrico em Auguri professore (1997) de Riccardo Milani, para depois também encarnar o caso extremo de um dentista envolvido em uma história de amor impossível, no belo Un’altra vita (1992) de Carlo Mazzacurati, autor com o qual também atua em Vesna va veloce (1996), junto a Antonio Albanese e a Tereza Zajickova. Após a coroada e surreal experiência de I magi randagi, filme dirigido por Sergio Citti, e após encarnar o hipocondríaco egoísta de Fuori dal mondo (1998) de Giuseppe Piccioni, tenta largar o consagrado papel de simpático, aproximando-se a personagens mais ambíguos, por vezes mais interessantes (o padre de Prefiro o barulho do mar de Mimmo Calopresti é o melhor exemplo de sua versátil forma de atuar). Torna-se explicitamente desagradável em Luce dei miei occhi, sua segunda colaboração com Piccioni ao lado de Luigi Lo Cascio e Sandra Ceccarelli. Com o novo milênio, abre-se para Orlando um feliz período de grandes sucessos: atua como paciente do psicanalista Nanni Moretti (com quem havia trabalhado em Palombella rossa e Aprile), no dramático O quarto do filho, filme vencedor, em 2001, da Palma de Ouro em Cannes; é no elenco do ótimo El Alamein (2002) de Enzo Monteleone, que relata a trágica derrota do exército italiano durante a segunda guerra mundial; atua em Il Consiglio d’Egitto (2002) de Emidio Greco, filme de altíssimo nível estilístico tanto do ponto de vista da cenografia quanto do conteúdo, e adentra o mundo operário com Il posto dell’anima (2003) de Riccardo Milani. Sua consagração definitiva se dá com O Crocodilo (2006), também dirigido por Moretti. Em 2008, volta ao set de filmagens sob a direção de Antonello Grimaldi (que já o havia dirigido em Il cielo è sempre blu, 1996), para a adaptação cinematográfica do romance de Sandro Veronesi Caos calmo, em que atua ao lado de Moretti.
Programação Venezia Cinema Italiano IV
São Paulo
Auditório Ibirapuera
Sessão de Abertura para convidados:
Il Papà di Giovanna
Terça-feira, 25 de novembro, às 21h
Cine Bombril
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional
Quarta-feira, 26 de novembro:
19h30: Terra Vermelha
21h30: Il Papà di Giovanna
Quinta-feira, 27 de novembro:
21h30: Un giorno perfetto
Sexta-feira, 28 de novembro:
21h30: Il seme della discórdia
Sábado, 29 de novembro:
19h30: Os Monstros
21h30: Pa-ra-da
Domingo, 30 de novembro:
19h30: Almoço em Agosto
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Terça-feira, 25 de novembro:
20h: Terra Vermelha
Quarta-feira, 26 de novembro:
17h30: Debate com Silvio Orlando e exibição de Il Papà de Giovanna
Quinta-feira, 27 de novembro:
20h: Il Seme della Discordia
Sexta-feira, 28 de novembro:
20h: Um giorno perfetto
Sábado, 29 de novembro:
20h: Almoço em Agosto
Domingo, 20 de novembro:
18h: Pa-ra-da
20h: Os Monstros
Rio de Janeiro
Cine Odeon
Praça Mahatma Gandhi, 2 – Cinelândia
Quinta-feira, 27 de novembro:
20h30: Il papà di Giovanna
Sexta-feira, 28 de novembro:
21h: Terra Vermelha
Sábado, 29 de novembro:
21h: ‘Un giorno perfetto’
Domingo, 30 de novembro:
21h: Il seme della discordia
Segunda-feira, 1 de dezembro:
21h: Almoço em Agosto
Terça-feira, 2 de dezembro:
21h: Pa-ra-da
Quarta-feira, 3 de dezembro:
21h: Os Monstros
Brasília
Cine Brasília
EQS, 106/106
Sábado, 29 de novembro:
21h: Il papà di Giovanna
Domingo, 30 de novembro:
21h: Terra Vermelha
Segunda-feira, 1 de dezembro:
21h: Un giorno perfetto
Terça-feira, 2 de dezembro:
21h: Il seme della discórdia
Quarta-feira, 3 de dezembro:
21h: Almoço em Agosto
Quinta-feira, 4 de dezembro:
21h: ‘Pa-ra-da’
Sexta-feira, 5 de dezembro:
21h: ‘Os Monstros’
Recife
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henriques Dias, 609 – Derby
Quinta-feira, 4 de dezembro:
20h: Terra Vermelha
Sexta-feira, 5 de dezembro:
20h: Il papà di Giovanna
Sábado, 6 de dezembro:
20h: Un giorno perfetto
Domingo 7 de dezembro:
20h: Il seme della discordia
Segunda-feira, 8 de dezembro:
20h: Almoço em Agosto
Terça-feira, 9 de dezembro:
18h: Os Monstros
20h: Pa-ra-da
Curitiba
Cineplex Batel
Al. Dom Pedro II, 255 – Batel
Domingo 7 de dezembro:
20h: Terra Vermelha
Segunda-feira, 8 de dezembro:
20h: Il papà di Giovanna
Terça-feira, 9 de dezembro:
20h: Un giorno perfetto
Quarta-feira, 10 de dezembro:
20h: Il seme della discordia
Quinta-feira, 11 de dezembro:
20h: Almoço em Agosto
Sexta-feira, 12 de dezembro:
20h: Pa-ra-da
Sábado, 13 de dezembro:
20h: Os Monstros
Notícias Relacionadas
-
4 filmes ambientados no Império Romano para assistir no Youtube
31 Oct 2023 -
7 Filmes italianos para assistir no Youtube
31 Oct 2023 -
12 Filmes italianos clássicos para assistir de graça no Youtube
09 Nov 2022 -
8 ½ Festa do Cinema Italiano: Online e com acesso gratuito
25 Aug 2020 -
Filme italiano, em sessão de cinema em streaming
22 Jul 2020