UIL

Duas italianas e uma brasileira entre as 10 mais respeitadas do mundo

Pesquisa realizada pelo instituto Reputation Institute apontou as empresas mais respeitadas no mundo. No ranking relativo a 2007, entre as 10 melhores colocadas, figuram duas empresas italianas e uma brasileira – a Barilla 93º lugar), a Ferrero (7º lugar) e a Petrobrás (8º lugar). Entre as 50 mais consideradas, o Brasil aparece com quatro empresas (além da Petrobrás, a Vale do Rio Doce (31) o Grupo Pão de Açúcar (40) e a Gerdau (46)- e a Itália com três (além das duas citadas, a  Luxottica (50) 

O estudo realizado pelo Reputation Institute, presente em 20 países e sede em Nova Iorque, é baseado em um modelo de pesquisa – o RepTrakT – que mede desde o nível de confiança, passando pela estima, respeito e admiração atribuído pelos consumidores às empresas.

Para relacionar as mais destacadas 600 empresas em todo o mundo, o Reputation Institute entrevistou, nos dois primeiros meses do ano, 60 mil pessoas em 29 países. As 10 melhores classificadas têm à frente a Lego, da Dinamarca. Em seguida, vem a Ikea, da Suécia; em terceiro, a italiana Barilla; em quarto, a Mercadona, da Espanha; em quinto a AP Moller-Maersk, da Dinamarca; em sexto, a Toyota, do Japão; em sétimo, a italiana Ferrero; em oitavo, a brasileira Petrobrás; em nono, a Sberbank, da Rússia e, em 10º, a Rockwool, da Dinamarca, o país mais representado na lista.