Cursos Italiano Jurídico 2018

XI Festa della Nonna - Itapira - SP

Período: de 6 a 8 de agosto de 2010

Abertura: 6 de agosto, sexta-feira, 19 h30min

Horários: dia 6, das 19 h às 24 h, dias 7 e 8, das 11 h 30 min às 24 h.

Local: Praça Bernardino de Campos (principal), entrada livre.

Cidade de Itapira/SP

Inspirada no Ferragosto italiano, a Festa della Nonna busca nos três dias festivos resgatar as origens italianas, a saga dos imigrantes e dos antepassados, a valorização da família e, principalmente, a importância da confraternização, dos encontros, dos bate-papos e da convivência harmoniosa das pessoas.  A Festa della Nonna privilegia a praça principal da cidade lotando as suas dependências.  

A Festa della Nonna é organizada pelo Circolo Italo-Brasiliano XV de Novembro di Itapira cuidando da estrutura, da captação de recursos e dos convites aos fornecedores de alimentos e dos agentes culturais. O Circolo não explora comercialmente a festa e não aufere resultados financeiros. Investe os recursos de forma a oferecer à cidade uma festa bonita, limpa, segura, divertida e organizada. Fatores que trazem além dos moradores de Itapira, visitantes da região, de São Paulo e sul de minas.

Organização Geral

Planta - Serão montadas 32 tendas piramidais em “L”. Cento e cinqüenta mesas com cadeiras serão distribuídas pelas praças de alimentação cobertas e descobertas.  

Segurança Pública - O Circolo Italiano na expectativa de manter a área da festa livre de ocorrências policiais, a exemplo dos anos anteriores, terá o apoio de segurança particular especialmente contratada, treinada e munida de rádio comunicação e o suporte da Guarda Municipal e da Polícia Militar.  Uma brigada de dez seguranças foi treinada pelo Técnico em Segurança José Roberto Alvez Muniz no sentido de capacitá-los para o manuseio dos equipamentos e no combate a incêndio.

Segurança Física das Instalações - Nenhuma estrutura será montada na área da festa sem a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por engenheiro responsável devidamente registrado no CREA.   Considerando o alto consumo de energia elétrica e a segurança do público e dos fornecedores o Circolo contratou o Engenheiro Elétrico Marcelo Adorni Pereira para a execução do Projeto Elétrico, garantindo a distribuição das cargas adequadamente, aterramento e luzes de emergência no caso de falta de energia. Outro procedimento adotado pela organização da Festa della Nonna foi a contratação do Engenheiro Mario Sergio Marconi para elaborar o Projeto Técnico de Segurança contra Incêndio. Extintores com água pressurizada, Pó químico e CO2 serão distribuídos por toda área da festa ao alcance dos brigadistas treinados.    

Higiene e Limpeza - Outro ponto que é tratado pela organização da Festa Della Nonna como fundamental é garantir alto nível de controle higiênico dos produtos alimentícios vendidos. Para isso, o Circolo estabelece exigência contratual no que se refere às condições operacionais de fabricação e manuseio, armazenamento e manipulação.  Além desses procedimentos, o Circolo solicita a fiscalização constante dos agentes sanitários, não cabendo aos fornecedores desobediência das suas determinações, sob pena de exclusão sumária da festa. Na praça de alimentação, cobertas e descobertas, uma equipe de vinte pessoas é escalada exclusivamente para recolher o lixo e acomodá-los em sacos plásticos apropriados. A Prefeitura, através do setor competente, cuida da higienização geral ao final da noite e da retirada do lixo acumulado.

Missa em homenagem às nonnas - Um festa que se chama “Festa della Nonna” não poderia deixar de homenagear as “nonnas” da nossa cidade. A diretoria do Circolo, anualmente, escolhe seis “nonnas” para serem homenageadas durante a festa. Em 2010 receberão as honras: Benedicta Coloço Zago, Elenir Cezareto Sartoreli, Elete Stringuetti Cavenaghi, Ilze Breda Castellani, Maria Brida Zaniboni  e Maria Marta Lazari Zanqueta.  A homenagem será na missa das 17 h do sábado, dia 7 de agosto, celebrada pelo padre Tadeu Francisco Bonetti, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. No final da missa as nonnas serão oficialmente apresentadas através da leitura de um mini-currículo e serão diplomadas. Durante a missa, os cânticos serão executados pelo Coral Cidade de Itapira, regido pela maestrina Marcela Cristina Pereira.     

Apresentações culturais - Nos anos anteriores, no sentido de dar maior pluralidade à festa, foi permitido um alto índice de apresentação de músicas não italianas. Em 2010, atendendo aos pedidos do público, a música italiana estará presente em mais de oitenta por cento das apresentações.  O palco será montado sob a marquise da praça, do lado esquerdo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Além das apresentações de danças, teremos os shows de Tony Angeli, na sexta-feira, e Enzo Schiani, no sábado. Serão 30 horas de apresentações culturais: dança, corais, musica instrumental, esquetes teatrais, etc.

Abertura oficial - Mantendo a tradição, a centenária Banda Lira Itapirense, regida pelo Maestro Mauricio Perina, associada ao Coral Cidade de Itapira e de Águas de Lindóia, regidos pela Maestrina Marcela Cristina Pereira, com 80 vozes, executarão os Hinos Nacional e Italiano e um repertório especialmente preparado para a Festa della Nonna.

www.festadanonna.com.br

Informações pelos telefones (19) 3863 5001 e (19) 3863 2367.



0 Comentários


Seu comentário